Desenvolvimento de Soluções SIG para a Administração Pública Brasileira – Uma Revisão Sistemática

Development of GIS Solutions for the Brazilian Public Administration – A Systematic Review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2023v9n2ID32210

Resumo

Os Sistemas de Informações Geográficas têm evoluído nos últimos trinta anos, seguindo os avanços de demais tecnologias e se tornando ferramenta fundamental para diversas tarefas, tanto na iniciativa privada quanto no setor público. As características de coletar, armazenar, recuperar e disseminar dados espaciais são de grande utilidade para o desenvolvimento de ações no setor público onde, não raramente, dificuldades como escassez de investimento e de mão de obra se apresentam como desafios a serem superados. Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura identificando a produção científica entre 2018 e 2022, sobre Sistemas de Informações Geográficas desenvolvidos para o serviço público brasileiro, seus principais atores e campos de aplicação. Para realizar as buscas, foram consideradas as bases de dados indexadas IEEE Digital Library, ISI Web of Science, Science Direct e Scopus. As buscas retornaram 263 artigos, dos quais 79 eram duplicados e 171 não atendiam aos critérios de inclusão estabelecidos. Desse modo restaram 13 artigos para análise. Os resultados possibilitaram avaliar a popularização desses sistemas no âmbito governamental e  revelaram os principais campos de aplicação, os softwares mais utilizados e as outras características a respeito das soluções desenvolvidas no período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Frata Furlan Peres, UNIOESTE campus Foz do Iguaçu

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e doutorado em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2017). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento de imagens, arquitetura de computadores, reconhecimento de padroes, realidade aumentada e apoio didatico.

 

Publicado

14-08-2023

Como Citar

TEIXEIRA DE OLIVEIRA FILHO, J. A.; FRATA FURLAN PERES, F. Desenvolvimento de Soluções SIG para a Administração Pública Brasileira – Uma Revisão Sistemática: Development of GIS Solutions for the Brazilian Public Administration – A Systematic Review. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 69–82, 2023. DOI: 10.21680/2447-3359.2023v9n2ID32210. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/32210. Acesso em: 26 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos