Mapeamento topográfico com aeronave remotamente pilotada para fins de georreferenciamento de propriedades rurais
Topographic mapping with remotely piloted aircraft for georeferencing rural properties
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-3359.2025v11n1ID34481Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de produtos digitais obtidos em levantamentos topográficos com aeronave remotamente pilotada para fins de georreferenciamento de imóveis rurais. O estudo foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus São Raimundo das Mangabeiras. Foram selecionadas três áreas com diferentes declividades no terreno: 0 a 5%, 5 a 10% e 10 a 20%. Em cada área foram realizados levantamentos geodésicos com GNSS e aerofotogramétrico com aeronave remotamente pilotada (em três alturas de voo: 70, 80 e 90 m) para coletar as coordenadas de pontos topográficos foto identificáveis, totalizando nove combinações de declividade e altura de voo. O processamento digital das imagens foi realizado tendo como base a técnica Structure from motion, tendo como produto final o ortomosaico e o modelos digital de elevação de cada área/altura de voo. As imagens confeccionadas foram avaliadas conforme os critérios estabelecidos pela Norma Técnica ABNT NBR 13.133/2021 e pelo Manual Técnico para o Georreferenciamento de Imóveis Rurais – 2ª Edição. Foi possível obter produtos digitais com alta precisão posicional planialtimétrica quando comparada a trabalhos similares encontrados na literatura. Pode-se concluir que a altura de voo deve ser configurada de acordo com a declividade do terreno a ser mapeado. Em áreas com maior declividade recomenda-se que os voos sejam realizados em alturas menores para garantir uma maior precisão planialtimétrica dos ortomosaicos e dos modelos digitais de elevação.
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