Pegada hídrica dos padrões alimentares brasileiros: impactos sobre os recursos hídricos

Water footprint of Brazilian food patterns: impacts on water resources

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2024v10n1ID34767

Resumo

A preservação do meio ambiente é essencial para garantir a vida, especialmente em relação aos recursos hídricos. A falta de conhecimento das consequências das decisões individuais de consumo sobre os recursos hídricos contribui com a adoção de padrões de vida insustentáveis. Um subsídio para a conscientização do consumidor é estimar a Pegada Hídrica, ou seja, aferir a quantidade de água necessária de acordo com diferentes estilos de vida. Com o intuito de avaliar os padrões de consumo alimentar da população brasileira e destacar seus impactos por meio da Pegada Hídrica foi realizada uma pesquisa quantitativa aplicando a Análise Fatorial aos microdados da POF de 2016/17. Os resultados permitiram identificar diferenças espaciais, porém, o padrão associado à dieta típica brasileira, sem proteína animal, é o mais homogêneo entre as regiões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Marcelo Barbosa, PUC-Campinas

Mestre em Sustentabilidade pela PUC-Campinas, 2022. Possui graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1996), Pós-graduação em Administração Contábil e Financeira pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2001), MBA em Auditoria Interna em Instituições Financeiras pela FIPECAFI (2005), MBA em Banking pela FGV (2013). Tem experiência profissional focada em Auditoria Interna e Controles Internos em Instituições Financeiras.

Bruna Angela Branchi, PUC-Campinas

Professora e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, atuando na graduação em Ciências Econômicas e Relações Internacionais. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Sustentabilidade. Possui graduação em Economia e Commercio - Università degli Studi Bergamo (Itália), mestrado em Economics - University of Wisconsin - Madison (EUA) e doutorado em Economia Politica - Università degli Studi di Pavia (Itália). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, atuando na linha de pesquisa de Planejamento, Gestão e Indicadores de Sustentabilidade. Líder do grupo de pesquisa Desigualdades Socioeconômicas e Políticas Públicas. Tem experiência nas áreas de Economia e Sustentabilidade. Principais temas de pesquisa: indicadores de desenvolvimento sustentável, modelos estatísticos e econométricos, desigualdades socioeconômicas e ambientais, gestão de recursos hídricos, direitos humanos à água e saneamento.

Denise Helena Lombardo Ferreira, PUC-Campinas

Professora e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduada em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro(1981) e em Tecnologia em Saneamento - Unicamp, Limeira (1980), com Mestrado em Matemática Aplicada na área de Otimização e Pesquisa Operacional pela Universidade Estadual de Campinas, Campinas (1986) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro (2003). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Infraestrutura Urbana, atuando nas linhas de pesquisa: Planejamento, Gestão e Indicadores de Sustentabilidade e Sustentabilidade de Sistemas de Infraestrutura Urbana. Líder do grupo de pesquisa Modelagem Matemática .Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Discreta e Combinatória e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Educação Ambiental, Educação Matemática, Prática Escolar, Pesquisa Operacional, Indicadores de Sustentabilidade, Gestão de Recursos Hídricos.

Diego de Melo Conti, PUC-Campinas

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Pós-doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutor em administração com estudo sobre governança local e cidades sustentáveis pela PUC-SP, tendo realizado um estágio doutoral na Leuphana Universität Lüneburg na Alemanha através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior com bolsa da CAPES. Mestre em administração pela PUC-SP com pesquisa na área de sustentabilidade. Em sua ampla experiência internacional, já participou de conferências e seminários na China, no Japão, na Holanda, na Áustria, na Alemanha, na Finlândia, nos Estados Unidos, no México e no Equador. Foi um dos articuladores da Nova Agenda Urbana da Habitat III, sendo que trabalhou na difusão de conceitos e práticas de governança colaborativa em cidades. Além disso, atuou na implantação de um programa de Cidades Inteligentes em Angola na África e participou do treinamento em Liderança Climática ministrado pelo ex-vice-presidente americano, Al Gore, em Houston nos Estados Unidos e integra a rede mundial de líderes do "Climate Reality Project". Em sua última participação no setor público (2015-2016) ocupou o cargo de Secretário Executivo da CEAGESP - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo - o terceiro maior atacadista de alimentos do mundo, tendo recebido prêmios nacionais e internacionais pela sua atuação frente a projetos socioambientais da companhia. No setor privado, atuou em diversos projetos de consultoria para estruturação de programas de sustentabilidade junto a empresas e organizações da sociedade civil.

Publicado

16-02-2024

Como Citar

BARBOSA, A. M. .; ANGELA BRANCHI, B.; HELENA LOMBARDO FERREIRA, D.; DE MELO CONTI, D. Pegada hídrica dos padrões alimentares brasileiros: impactos sobre os recursos hídricos : Water footprint of Brazilian food patterns: impacts on water resources. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 45–56, 2024. DOI: 10.21680/2447-3359.2024v10n1ID34767. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/34767. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos