Modelagem computacional do fluxo de percolação em barragem de terra: um comparativo entre modelo bidimensional e tridimensional

Computational modeling of percolation flow in an earthen dam: a comparison of 2d and 3d flow models

Autores

  • Maísa de Calda Lopes Universidade Federal do Ceará
  • Luiz Gustavo Menezes Morgado Universidade Federal do Ceará
  • Gustavo Hugo Pereira Vidal Universidade Federal do Ceará
  • Luiz Alberto Ribeiro Mendonça Universidade Federal do Ceará
  • Marco Aurélio Holanda de Castro Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2024v10n1ID34833

Resumo

Neste trabalho foram analisadas simulações de fluxos no maciço e na fundação da barragem Olho d’Água (construída no semiárido brasileiro e monitorada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará - COGERH), utilizando o modelo de fluxo 2D estacionário, a partir do aplicativo SEEP/W (com soluções obtidas através do método dos elementos finitos) e o modelo de fluxo 3D transiente, a partir do aplicativo MODFLOW (com soluções obtidas através do método das diferenças finitas). Os resultados mostraram que a modelagem 3D transiente fornece resultados mais precisos, podendo ser uma ferramenta a ser utilizada no entendimento da dinâmica do fluxo percolado em barragens de terra. Soma-se ainda, a possibilidade de implementação do aplicativo MODFLOW como instrumento de monitoramento e análise de fluxo de percolação em barragens de terra, oferecendo insights críticos que podem prevenir falhas e otimizar a gestão de recursos hídricos. Estes avanços são essenciais para o dimensionamento, monitoramento e gestão de barragens, especialmente no contexto desafiador do Nordeste brasileiro, onde as barragens de terra são prevalentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

04-03-2024

Como Citar

LOPES, M. de C.; MENEZES MORGADO, L. G. .; PEREIRA VIDAL, G. H. .; RIBEIRO MENDONÇA, L. A. .; HOLANDA DE CASTRO, M. A. . Modelagem computacional do fluxo de percolação em barragem de terra: um comparativo entre modelo bidimensional e tridimensional: Computational modeling of percolation flow in an earthen dam: a comparison of 2d and 3d flow models. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 72–92, 2024. DOI: 10.21680/2447-3359.2024v10n1ID34833. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/34833. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos