Precisão e exatidão geodésica em dispositivos móveis utilizando um software de navegação para atividades em campo

Assessment of Geodetic Accuracy and Precision of Mobile Devices Using Navigation Software Under Field Conditions

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2025v11n1ID35152

Resumo

O conhecimento da variabilidade espacial e o tratamento localizado são dois elementos extremamente importantes dentro da Agricultura de Precisão. Esse conhecimento pode ser obtido mediante amostragem e avaliação dos dados coletados. O modo de coleta e avaliação é condicionado ao atributo ou propriedade em estudo e por vezes, por se tratar de atributos estáveis, não são necessários equipamentos de alta precisão para coleta. Estes equipamentos apresentam ainda, custo elevado quando comparados a equipamentos GNSS de baixa precisão, como aparelhos celulares. Este trabalho teve como objetivo avaliar dois dispositivos móveis, um celular e um tablet, por meio da navegação e localização dos pontos com o sistema SNAC, utilizando uma estação RTK para avaliar sua exatidão e precisão. Os dados foram apresentados por meio de gráficos de dispersão e avaliados por técnicas estatísticas que permitem a avaliação de médias relativas aos dados coletados. Na localização dos pontos, os equipamentos apresentaram exatidão média próxima a 1 m, possibilitando serem utilizados em atividades agrícolas cuja exatidão requerida não seja superior a esse valor. Os resultados sugerem ainda, que a exatidão é estatisticamente superior quando os ensaios forem efetuados em período matutino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Leones Bazzi, Universidade Tecnol´ógica Federal do Paraná - UTFPR

Possui graduação e especialização na área de computação (entre 1999 e 2007), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Pós doutor na Universidade Estadual da Califórnia - Estados Unidos (2016). É professor Associado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Medianeira, coordenou os cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2011-2015), foi proponente da proposta de abertura (2014) e coordenou o Programa de Mestrado Acadêmico em Tecnologias Computacionais para o Agronegócio (PPGTCA) (2015-2016) e atualmente atua como professor permanente do PPGTCA. Atuou como Diretor de Graduação e Educação profissional (2017-2021) e atualmente como Diretor-geral da UTFPR-Medianeira. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em computação aplicada e desenvolvimento de sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura de precisão, bancos de dados relacionais, bancos de dados geográficos e análise de dados espaciais. É desde 2018, Bolsista Produtividade CNPQ e está coordenando projetos junto ao PPGTCA, com objetivos focados no desenvolvimento de tecnologias aplicadas à agricultura digital.

Vanderlei Artur Bier, Instituto Federal do Paraná - Campus Irati

Doutorado em Engenharia Agrícola - Concentração em Sistemas Biológicos e Agroindustriais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2015). Possui graduação em Engenharia Agrícola (1992), especialização em Engenharia Agrícola (1996) e mestrado em Engenharia Agrícola (1999) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Foi professor no Ensino Médio nas disciplinas de Física, Estatística e Matemática, atuando nos Colégios Nossa Senhora Auxiliadora, Cristo Rei e no Colégio Marista. No ensino superior foi professor da Universidade Paranaense (graduação e pós graduação), União Panamericana de Ensino (UNIPAN) na graduação, Faculdade Assiz Gurgacz (graduação e pós graduação), Universidade Grande Dourados (UNIGRAN, pós-graduação) e na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), na graduação. Trabalhou como avaliador de autopropelidos na área de tecnologia de aplicação de defensivos e com perdas na colheita de soja e milho. Atua como professor na área de Engenharia Agrícola, Agronomia, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, além de outros cursos, com ênfase nas áreas de física, projeto de elementos de máquinas, mecanização agrícola e agricultura de precisão (linhas de pesquisa atuais) e tecnologia de aplicação de defensivos. Atualmente leciona no Instituto Federal do Paraná através de ingresso em concurso para professor efetivo nas disciplinas de Irrigação e drenagem, Máquinas e Implementos, Topografia, Geoprocessamento e Prática profissional no curso de Agronomia e no curso Técnico de Agroecologia. Atualmente é Coordenador do Curso de Bacharelado em Agronomia do Campus IRATI do IFPR, sendo membro do Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT e Núcleo Docente Estruturante, além de membro do Colegiado de curso.

Publicado

22-04-2025

Como Citar

LAMB, Juliano Rodrigo; BAZZI, Claudio Leones; BIER, Vanderlei Artur. Precisão e exatidão geodésica em dispositivos móveis utilizando um software de navegação para atividades em campo: Assessment of Geodetic Accuracy and Precision of Mobile Devices Using Navigation Software Under Field Conditions . Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 646–664, 2025. DOI: 10.21680/2447-3359.2025v11n1ID35152. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/35152. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos