Predição de perdas de solo e apreensão agrotecnológica no Sertão Alagoano

Prediction of soil losses and agrotechnological seizure in the Sertão Alagoano

Autores

  • Nathanael Cabral Cirilo Universidade Estadual de Alagoas
  • Claudia Csekö Nolasco de Carvalho Universidade Estadual de Alagoas
  • Lander de Jesus Alves Universidade Estadual de Santa Cruz - Ba
  • Fábio Carvalho Nunes Instituto Federal Baiano

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2024v10n2ID35912

Resumo

A erosão acelerada do solo é um problema ambiental relacionado a forma de ocupação e uso das terras e compromete as funções de produção, biótica e reguladora do clima. No semiárido, a perda de produtividade e a expansão do fenômeno de desertificação é pouco associada aos processos erosivos e relacionada a seca pelos agricultores. A avaliação da erosão no município de Poço das Trincheira - AL através da Equação Universal de Perdas de Solo, relaciona seu impacto a perda de produtividade e mudanças de uso correlacionando os resultados com dados do censo agropecuário IBGE e de desmatamento do MapBiomas de 2010 a 2021. O mapa de erosão predito teve acurácia de 52% e Kappa de 35%. A erosão laminar predomina e é intensificada pelo uso inadequado de tecnologias. Há avanço da atividade agropecuária em detrimento de áreas do Bioma Caatinga. As atividades humanas e a mudança climática, que podem estar associadas, não favorecem a revegetação, e podem implicar na degradação irreversível do solo e expansão do fenômeno de desertificação. A percepção da taxa de erosão do solo pode ajudar no desenvolvimento de estratégias de conscientização para o estabelecimento de práticas de manejo que reduzam as perdas de solo na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathanael Cabral Cirilo, Universidade Estadual de Alagoas

Graduando do curso de Zootecnia

Claudia Csekö Nolasco de Carvalho, Universidade Estadual de Alagoas

Brasileira, Gradua em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (1986); mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (2000); especialização em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007), e doutorado em Ciência Tecnologia e Inovação em Agropecuária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2015). É professora titular da Universidade Estadual de Alagoas nos cursos de Biologia e Zootecnia e professora convidada no programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e Ambiente - UEFS. Tem experiência na área de Agronomia com ênfase em Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: ciências do solo, geotecnologias e meio ambiente, mapeamento digital de solos, manejo e degradação de solos no semiárido.

Lander de Jesus Alves, Universidade Estadual de Santa Cruz - Ba

Brasileiro, Biólogo, pesquisador no Programa de Programa de Pós-Graduação em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos da Universidade Estadual de Santa Cruz,  mestre em Ecologia e Biomonitoramento e doutor em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos, possui experiência no setor público e privado em gestão de recursos ambientais, gestão de unidades de conservação e licenciamento ambiental. Tem experiência em botânica e estudos ambientais na área de florística, fitossociologia e geoprocessamento com o uso de ferramentas de SIG.

Fábio Carvalho Nunes, Instituto Federal Baiano

Brasileiro, graduado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2002), Mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (2005), Doutorado em Geologia Costeira e Sedimentar pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano, Campus Santa Inês. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: pedogênese, geomorfogênese, avaliação de impactos ambientais, mapeamento e contaminação de solos.

Publicado

13-08-2024

Como Citar

CIRILO, N. C.; CARVALHO, C. C. N. de; ALVES, L. de J.; NUNES, F. C. Predição de perdas de solo e apreensão agrotecnológica no Sertão Alagoano: Prediction of soil losses and agrotechnological seizure in the Sertão Alagoano. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 172–187, 2024. DOI: 10.21680/2447-3359.2024v10n2ID35912. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/35912. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos