Avaliação Geoespacial da Dinâmica Espaço-Temporal da Linha de Costa de São José da Coroa Grande, Pernambuco, Brasil

Geospatial Assessment of the Spatio-Temporal Dynamics of the São José da Coroa Grande Coastline, Pernambuco, Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2025v11n1ID36612

Resumo

O monitoramento da linha de costa é essencial para compreender o impacto das atividades humanas e das mudanças climáticas na zona costeira. O acompanhamento regular da posição da linha de costa é extremamente importante para analisar e selecionar as soluções de engenharia mais eficazes na contenção da erosão costeira, além de subsidiar um sistema de gestão litorânea sustentável. Este estudo visa avaliar a evolução da linha de costa em São José da Coroa Grande, Pernambuco, ao longo dos últimos de 49 anos, usando técnicas de sensoriamento remoto como imagens de satélite, veículos aéreos não tripulados (VANT), além de levantamentos GNSS. Foram calculadas as taxas de progradação e retrogradação da costa, identificando os elementos geomorfológicos, que influenciam as mudanças, como erosão e acúmulo de sedimentos. Os resultados revelaram padrões consistentes de erosão e acreção ao longo das décadas examinadas ((1974, 1981, 1997 e 2023)., destacando um trecho com erosão de até -114,291 m/ano entre 1974 e 1997. O estudo também evidenciou a dinâmica sazonal de progradação e retrogradação na área. Recomenda-se integrar dados de sensoriamento remoto de alta resolução espacial e GNSS com informações oceanográficas para uma compreensão mais completa das mudanças costeiras em futuras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur Loiola Alves da Silva, UFPE – Universidade Federal de Pernambuco - Departamento de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

Discente de Engenharia Cartográfica e Agrimensura na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Formação sólida e diversificada, tendo concluído ensino médio na Escola de Referência João Lopes Siqueira Santos entre 2016 e 2018. Possui experiências práticas na área de atuação, através de estágios e bolsas. Estagiou na empresa de topografia LUCENA e GUERRA-LuGue e na DOM VITAL TOPOGRAFIA E PATOLOGIA DE ESTRUTURAS, o que permitiu aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em situações reais. Além disso, foi monitor bolsista de instrumentos de medição, cartografia temática e geoprocessamento o que ampliou ainda mais o conhecimento sobre a área.

Admilson da Penha Pacheco, Universidade Federal de Pernambuco Departamento e área: Departamento de Cartografia – Programa de Pós-Graduação de Ciências Geodésicas e Tecnologia da Geoinformação

Graduação em Física. Mestrado em Sensoriamento Remoto no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) (Conceito 7 Capes) e Doutorado em Geofísica pela Universidade de São Paulo - USP - Instituto Astronômico e Geofísico - IAG (Conceito 6 Capes). Pós-Doutoramento no Instituto de Ciências da Terra - Universidade do Minho/Portugal. PhD - Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco (Centro de Tecnologia e Geociências - Departamento de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura).Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação (UFPE/CTG/DECart). Revisor de Periódicos Internacionais Q1 e Q2 (Web of Science - Journal Citation Reports - JCR) nas áreas de Sensoriamento Remoto e Meio Ambiente. Professor de Graduação e Pós-graduação na UFPE nas áreas de Sensoriamento Remoto e Metodologia da Pesquisa Científica. Consultor de Projetos Pesquisa e Desenvolvimento (PD). Coordenação e Participação em Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq, FINEPE, ANEEL, ANA e FACEPE). Áreas de atuação: Geofísica Aplicada, Geofísica Ambiental, Sensoriamento Remoto, e Análise e Processamento de Imagens de Materiais Naturais e Artificiais. 

Eduardo Paes Barreto, Instituto de Tecnologia de Pernambuco - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental.

Pós-doutorando através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação da Universidade Federal de Pernambuco desenvolvendo o projeto pesquisa Análise da variabilidade morfodinâmica do ambiente costeiro e suas relações no processo erosivo da praia de São José da Coroa Grande - litoral sul de Pernambuco, Brasil. Graduado em Geografia, Especialização em Gestão Ambiental, Especialização em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), Mestrado em Engenharia Mineral (2010) e Doutorado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (2014).

Maria das Neves Gregório, UFPE – Universidade Federal de Pernambuco - Departamento de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), especialização em Oceanografia (2001), mestrado em Oceanografia (2004) e doutorado (2009) em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil, com período sanduíche (2007-2008) na Christian-Albrechts Universitaet zu Kiel (Alemanha). Atualmente é pesquisadora e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Tecnologia e Geociências. Atua como professor pesquisador da Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), no Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental. 

Marcia Cristina de Souza Matos Carneiro, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística / Instituto de Tecnologia de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental.

Graduada em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), especialização em Docência do Terceiro grau (1987) CEUB - Centro Universitário de Brasília, mestrado em Gestão e Políticas Ambientais (2003) e Doutorado em Geociências (2011) pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Publicado

06-02-2025

Como Citar

SILVA, Artur Loiola Alves da; PACHECO, Admilson da Penha; BARRETO, Eduardo Paes; GREGÓRIO, Maria das Neves; CARNEIRO, Marcia Cristina de Souza Matos. Avaliação Geoespacial da Dinâmica Espaço-Temporal da Linha de Costa de São José da Coroa Grande, Pernambuco, Brasil: Geospatial Assessment of the Spatio-Temporal Dynamics of the São José da Coroa Grande Coastline, Pernambuco, Brazil. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 281–298, 2025. DOI: 10.21680/2447-3359.2025v11n1ID36612. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/36612. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos