Vulnerabilidade socioambiental em áreas costeiras: um estudo de caso no município de Macau-RN, Brasil

Socio-environmental vulnerability in coastal areas: a case study in the municipality of Macau-RN, Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2025v11n1ID38277

Resumo

A análise da vulnerabilidade socioambiental em Macau-RN, Brasil, reflete os desafios da interação entre fatores sociais e condições físico-naturais em áreas costeiras. Este estudo objetivou avaliar a vulnerabilidade socioambiental no município, com enfoque em seu centro urbano e distritos de Barreiras e Diogo Lopes. Utilizando Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e análise fatorial, foi elaborado um Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), que considerou variáveis socioeconômicas e de infraestrutura urbana. Em complemento, foi gerado o Índice de Vulnerabilidade Físico-Natural (IVFN), com base em altimetria, declividade e proximidade de canais de drenagem. Os resultados demonstram que os bairros mais vulneráveis, como Navegantes, Valadão e Porto São Pedro, apresentam maior exposição a inundações e movimentos de massa, evidenciando uma distribuição desigual dos riscos. A sede municipal, localizada no delta do Rio Piranhas-Açu, está diretamente sujeita a eventos climáticos extremos, agravados por sua geografia e infraestrutura precária. A metodologia proposta integra dimensões sociais e ambientais em um Índice de Vulnerabilidade Socioambiental (IVSa), fornecendo subsídios para políticas públicas e gestão de riscos em escala local. Conclui-se que intervenções direcionadas são essenciais para mitigar as vulnerabilidades e promover resiliência no contexto costeiro de Macau.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri Marques Macedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Macau, Macau/RN, Brasil

Professor de Geografia do IFRN - Campus Pau dos Ferros, Doutorando em Geografia. Também sou Mestre em Geografia (2015), especialista em Geoprocessamento Cartografia Digital (2016) e graduado em Geografia (2012), ambos pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Também sou Técnico em Geologia e Mineração (IFRN). Tenho experiência em geoprocessamento e tecnologias geográficas, licenciamento e gestão ambiental, Geologia geotécnica, Hidrogeologia. Atualmente desenvolvo pesquisas na área de geografia física, áreas de risco e vulnerabilidade em Natal-RN e trabalhos principalmente nos seguintes temas: educação ambiental; Tecnologias geográficas, sociedade, Geoprocessamento e recursos naturais, Vulnerabilidade socioambiental.

Publicado

28-04-2025

Como Citar

MACEDO, Yuri Marques; BORGES, Davi Felipe de Assis; OLIVEIRA MARINHO, Arthur; ARAÚJO, Paulo Victor do Nascimento. Vulnerabilidade socioambiental em áreas costeiras: um estudo de caso no município de Macau-RN, Brasil : Socio-environmental vulnerability in coastal areas: a case study in the municipality of Macau-RN, Brazil . Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 708–721, 2025. DOI: 10.21680/2447-3359.2025v11n1ID38277. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/38277. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos