Caracterização de dutos na subsuperfície através de métodos eletromagnéticos não invasivos

Characterization of subsurface pipes using non-invasive electromagnetic methods

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2025v11n2ID38298

Resumo

Este estudo aborda a caracterização de dutos na subsuperfície utilizando métodos eletromagnéticos não invasivos, com o uso do condutivímetro modelo PROFILER EMP-400. A medição da condutividade elétrica do solo foi realizada em Jequié, Bahia, onde as profundidades de aquisição variaram de 0,1 a 15,0 metros. A metodologia envolveu a criação de vários perfis eletromagnéticos para a detecção de anomalias, correlacionando cada perfil com uma condutividade separadamente, utilizando as frequências de 1 a 16 kHz, os dados foram exportados para o software Oasis Montaj e posteriormente aplicando o método da interpolação por krigagem, assim foi possível criar mapas de condutividade elétrica e perfis longitudinais, possibilitando a identificação das tubulações com anomalias de  condutividade, suas respectivas profundidades e formas. Foi realizada uma modelagem tridimensional com a área de estudo, caracterizando o duto através da anomalia da condutividade, sua profundidade e disposição na subsuperfície.  A análise dos dados evidenciou que a técnica de perfilagem eletromagnética é eficaz e útil, sendo uma abordagem não destrutiva poderosa para componentes do subsolo, além de gerar dados de forma precisa e em tempo hábil, tornando-se assim essencial para aplicações na geologia ambiental, hidrogeologia e prospecção mineral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariston de Lima Cardoso, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal da Bahia (2003), Mestrado em Física pela Universidade Federal da Bahia (2007), Doutorando em Geofísica (IGEO-UFBA), atuando na área interdisciplinar das tecnologias educacionais e robóticas, além de projetos em desenvolvimento na área das geotecnologias aplicadas à área ambiental e agricultura através de veículos aéreos não tripulado

Ralph Wendel Oliveira de Araujo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui curso técnico em agroecologia pelo IF Baiano campus Serrinha (2018). Atualmente é estudante do curso de graduação Bacharelado em Agronomia na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e Estagiario do Grupo de Tecnologias, Engenharias, Robotica e física G-TERF/UFRB. atuando principalmente nos seguintes temas: Imageamento e Processamento Multiespectral, VANT´s e Sensoriamento Remoto.

Luiz Artur dos Santos da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (2017), mestrado em Modelagem em Ciências da Terra e Meio Ambiente UEFS (2020). Atualmente é estudante do Doutorado em Mecatrônica na Universidade Federal da Bahia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem e Simulação Computacional, SIG e Sensoriamento Remoto.

Rhoman Castro Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Centro Educacional Maria Milza(2018),  Graduação em andamento em Ciências Exatas e Tecnológicas. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

Ossival Lolato Ribeiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004), mestrado em Forragicultura e Pastagem pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2007) e doutorado também em Forragicultura e Pastagem pela UEM (2010). Realizou estágio de pós-doutorado na área de Nutrição de Ruminantes na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2011, e outro estágio de pós-doutorado na área de Forragicultura e Pastagem na Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2019. Atualmente é professor Associado nível 3 da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), membro da área de produção animal desta mesma instituição e professor permanente de 2 programas de pós-graduação: A) em Zootecnia; B) em Ciências Agrárias. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Introdução, Avaliação, Produção e Conservação de Forragens; Avaliação da gestaão e economia do Agronegócio; Sistemas integrados de produção animal; Uso de Biotecnologia e Geotecnologia na avaliação, produção e manejo de forragens e plantas de interesse econômico

Geisa Nascimento de Santana, Universidade Federal da Bahia

Graduação (2015) em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente da Universidade Estadual de Feira de Santana. Bolsista egressa do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes Socioambientais e atualmente, membro da equipe do laboratório de Intervenção Socioambiental (LIS - UFRB). Desenvolve pesquisas nas áreas de: Educação Ambiental, Extensão Rural, SIG, Sensoriamento Remoto, Processamento Digital de Imagens, Manejo de Recursos Naturais, dentre outras

Publicado

27-08-2025

Como Citar

CARDOSO, Ariston de Lima; ARAUJO, Ralph Wendel Oliveira de; SILVA, Luiz Artur dos Santos da; LIMA, Rhoman Castro; RIBEIRO, Ossival Lolato; SANTANA, Geisa Nascimento de. Caracterização de dutos na subsuperfície através de métodos eletromagnéticos não invasivos : Characterization of subsurface pipes using non-invasive electromagnetic methods. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 92–105, 2025. DOI: 10.21680/2447-3359.2025v11n2ID38298. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/38298. Acesso em: 1 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos