Análise Multitemporal da Cobertura Vegetal Utilizando Sensoriamento Remoto na Reserva Particular do Patrimônio Nacional Santa Cecília II (Corumbá, MS)
Multi-Temporal Analysis Of The Landcover Using Remote Sensing At Private Natural Heritage Reserve Santa Cecília II (Corumba, MS)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-3359.2025v11n1ID38835Resumo
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estadual Fazenda Santa Cecília II, instituída em Corumbá – MS, em 1998, cobrindo uma área de 87,29 km2. Com o objetivo de avaliar o desempenho de sua função ecológica, este estudo verificou a evolução da cobertura do solo da reserva, por meio da análise multitemporal do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) entre os anos de 1996 e 2020. A análise foi realizada no software livre QGIS e imagens gratuitas dos satélites Landsat 5 e 8, sensores TM e OLI respectivamente, permitindo alta replicabilidade do método. Por inspeção visual de imagens, foram identificados 4 tipos de cobertura: água, solo exposto, vegetação rasteira e vegetação arbóreo-arbustiva. Com base em faixas de valores de NDVI coletadas em amostras de cada tipo, as imagens foram automaticamente classificadas quanto a cobertura de solo. Este procedimento permitiu quantificar a variação de cada cobertura no período abordado. Os resultados mostraram a eficácia da RPPN devido ao aumento de vegetação arbóreo-arbustiva, de 55,85% da área da RPPN para 70,83%. Além da implantação da reserva, contribuiu com este resultado um processo de avulsão do rio Taquari registrado neste período pelas imagens, tendo como consequência um aumento significativo da disponibilidade hídrica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Geociências do Nordeste

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Português (Brasil)
English




