Avaliação da capacidade de carga de terreno de fundação formado por camadas de blocos de rocha compactados

Assessment of the load-bearing capacity of foundation soil composed of layers of compacted rock blocks

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2025v11n1ID38885

Resumo

No presente artigo é apresentada a avaliação da capacidade de carga de uma camada de blocos de rocha compactados, cujos parâmetros de resistência ao cisalhamento foram obtidos a partir do emprego do sistema de classificação geomecânica GSI, permitindo a estimativa da capacidade de carga do sistema solo-fundação pelo uso de métodos teóricos consagrados. A avaliação do comportamento do material rochoso foi feita a partir da realização de ensaio de placa. Os resultados obtidos indicaram que a hipótese da consideração da camada de blocos rochosos compactados como um maciço rochoso levou a uma capacidade de carga compatível com aquela obtida no ensaio de placa realizado. Além disto, os parâmetros geotécnicos do material resultantes da retroanálise dos resultados do ensaio de campo foram compatíveis com aqueles obtidos na aplicação do sistema GSI. Portanto, o emprego dos sistemas de classificação geomecânica apresenta-se como uma metodologia viável a ser empregada no projeto de fundações rasas assentes sobre camadas de blocos rochosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Letícia da Silva Lemos, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Engenharia Civil, Mestra em Geotecnia pela Universidade Federal do Ceará.

Silvrano Adonias Dantas Neto, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1999), Mestre em Geotecnia pela Universidade de Brasília em 2001 e Doutor em Geotecnia pela Universidade de Brasília em 2004, com pós-doutorado na University of Wollongong, Austrália, entre 2015 e 2016. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Ceará na área de Geotecnia no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil onde desenvolve pesquisas relacionadas aos seguintes temas: aplicação de redes neurais artificiais em modelagens na engenharia civil, avaliação de risco de estruturas geotécnicas, estabilização de solos com utilização de materiais asfálticos, mecânica das rochas.

Geraldo Magela Francisco, Associação de Poupança e Empréstimo - POUPEX

Graduado em BACHAREL EM CIÊNCIAS MILITARES pela ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS (1982), ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), mestrado em CIÊNCIAS MILITARES pela ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO (2004), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente trabalha na MIG CONSULTORIA DE ENGENHARIA E FUNDAÇÕES LTDA EPP . É oficial da Reserva do Exército Brasileiro (engenheiro militar) . Tem experiência na área de Construção de Estradas, Edificações, Micro Centrais Hidrelétricas, Estações Elevatórias de Água, Galpões Industriais, projeto e execução de aeroportos, licenciamentos ambientais e projeto e construção de parques urbanos. Na Área Acadêmica atuou em: Ensaios de Campo com destaque para Piezocone Sísmico, estaca hélice contínua, métodos semi empíricos, capacidade de carga e fundações.

Publicado

22-04-2025

Como Citar

LEMOS, Bruna Letícia da Silva; NETO, Silvrano Adonias Dantas; FRANCISCO, Geraldo Magela. Avaliação da capacidade de carga de terreno de fundação formado por camadas de blocos de rocha compactados : Assessment of the load-bearing capacity of foundation soil composed of layers of compacted rock blocks. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 634–645, 2025. DOI: 10.21680/2447-3359.2025v11n1ID38885. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/38885. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos