Riscos de acidentes causados pela infraestrutura de drenagem urbana em cidades brasileiras

Risks of accidents caused by urban drainage infrastructure in Brazilian cities

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2025v11n2ID39024

Resumo

Este estudo analisa a vulnerabilidade do sistema de microdrenagem de águas pluviais no ambiente urbano e o risco de acidentes durante sua operação. Através do levantamento de ocorrências noticiadas em órgãos de comunicação pública, identificou-se diversas tipologias de acidentes, sendo subdivididas em ocorrências em dias de chuvas intensas e em tempo seco. Os dados coletados de 2010 a 2018 indicam um total de 33 acidentes em 26 cidades brasileiras, resultando em danos materiais, 21 feridos e 12 fatalidades. Conclui-se que as deficiências na execução e manutenção do sistema de microdrenagem representam sérios riscos de acidentes. É insuficiente apenas a construção do sistema de drenagem para garantir sua eficiência; o organograma municipal deve incluir operação e manutenção, com a alocação de recursos, equipe técnica e condições organizacionais para manutenção preventiva e corretiva e prevenção de acidentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim da Silva Pereira Cabral, UPE e UFPE

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, PhD em Métodos Computacionais Aplicados à Engenharia - Wessex Institute of Technology (Inglaterra), Pós-doutorado pela Universidade do Mississippi (USA) e Livre Docente pela Universidade de Pernambuco. Professor Associado da Universidade de Pernambuco (UPE) e professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência em Recursos Hídricos (Água Subterrânea e Drenagem Urbana) e em Métodos Numéricos aplicados à engenharia. Nos últimos anos tem atuado principalmente nos seguintes temas: manejo sustentável de águas pluviais urbanas, salinização de água subterrânea, subsidência de solos devido à explotação de aqüíferos, revitalização de rios urbanos, gestão de bacias hidrográficas, e modelagem computacional.

Amanda Almeida de Oliveira Figueiredo, AC Consultoria em Construção Civil e Gestão Ambiental

Mestre e Engenheira Civil pela Escola Politécnica de Pernambuco na Universidade de Pernambuco (UPE). Consultora pela AC Consultorias nas áreas de construção civil, gestão ambiental e legalização de empreendimentos. Atuou como bolsista de mestrado e extensão pela FACEPE e em iniciação científica pelo PFA e PBIC na área de recursos hídricos.

Felipe Mendes da Cruz, Escola Politecnica - Universidade de Pernambuco

Atualmente é professor adjunto da UPE ministrando a disciplina de engenharia de segurança do trabalho na graduação. Bem como, professor de laudos e perícias no curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional. Está como coordenador setorial de apoio técnico e pedagógico da Escola Politécnica. Pertence ao quadro de docentes do Programa de Mestrado em Construção Civil da POLI (PEC/POLI). É integrante do Núcleo de Segurança e Higiene do Trabalho/NSHT, com atuação no desenvolvimento de pesquisas na área de gerenciamento de riscos em processo industriais e construção civil. Compõe o corpo editorial da Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada/REPA. É revisor da Safety Science Journal. Desenvolve pesquisas na área segurança em ambientes confinados, trabalho em altura e atmosferas perigosas e explosivas. Colabora com outros grupos de pesquisa na área de novos materiais com ênfase em sua toxicidade. Recentemente, por demanda da sociedade, tem estudado o risco psicossocial dos trabalhadores que exercem atividades de alto risco. Quanto a formação, é graduado em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Escola Politécnica de Pernambuco (POLI - UPE), Mestre em Engenharia Civil na linha de pesquisa de segurança na construção civil pela Escola Politécnica de Pernambuco (POLI-UPE). Doutor em Engenharia Industrial e de Sistemas pela Universidade do Minho (UMINHO - PT).

Simone Rosa da Silva, Escola Politecnica - Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Engenharia Civil pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (1993) e doutorado em Engenharia Civil com ênfase em Recursos Hídricos e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é Professora Associada da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, docente permanente do Mestrado em Engenharia Civil. As principais áreas de atuação são hidrologia, gestão de recursos hídricos e segurança de barragens.

Publicado

18-07-2025

Como Citar

CABRAL, Joaquim da Silva Pereira; FIGUEIREDO, Amanda Almeida de Oliveira; CRUZ, Felipe Mendes da; SILVA, Simone Rosa da. Riscos de acidentes causados pela infraestrutura de drenagem urbana em cidades brasileiras: Risks of accidents caused by urban drainage infrastructure in Brazilian cities. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 17–29, 2025. DOI: 10.21680/2447-3359.2025v11n2ID39024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/39024. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos