Influência da adição de um subproduto da produção de sal (Carago) e do tempo de cura nas propriedades de expansibilidade de um solo expansivo da cidade de Mossoró no estado do Rio Grande do Norte (RN)
Influence of the addition of a byproduct of salt production (Carago) and curing time on the expansibility properties of an expansive soil in the city of Mossoró in the state of Rio Grande do Norte (RN)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-3359.2025v11n2ID40186Resumo
Os solos expansivos têm como principal característica a variação volumétrica a partir da mudança do teor de umidade que resultam em danos nas obras de engenharia. A estabilização desses solos pode ser feita com a da adição de aglomerantes que reduzam ou eliminem a expansão. Essa pesquisa teve como objetivo de avaliar a influência da adição de carago nas propriedades de expansibilidade e resistência ao cisalhamento de um solo expansivo da cidade de Mossoró/RN. Para isso, foram realizados ensaios de caracterização geotécnica, compactação, expansão livre, tensão de expansão e resistência ao cisalhamento direto em misturas de solo com adição de 5% e 10% de carago. As amostras com 10% de carago apresentaram redução da expansão livre, com destaque para a redução de 25% nas amostras com 7 dias de cura úmida. Ocorreu aumento na tensão de expansão em todas as amostras com carago submetidas à cura seca, com exceção da amostra com 10% de carago e sem cura. O maior tempo de cura seca elevou a expansão livre e a tensão de expansão em todas as amostras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Geociências do Nordeste

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Português (Brasil)
English




