O software MicroDEM como recurso didático para o ensino de Geomorfologia

Autores

  • George Pereira de Oliveira UFRN

Resumo

O uso de Geotecnologias por parte dos professores de Geografia é algo que possui um considerável valor para a complementação dos conteúdos geográficos trabalhados em sala de aula. Contudo, esta prática atualmente se desenvolve de maneira incipiente. A Geomorfologia, que didaticamente falando é a subárea da geografia que trata do estudo das formas de relevo, pode ser trabalhada de diversas maneiras práticas e dinâmicas graças à diversificada disponibilidade de softwares livres que, por sua facilidade de operação, podem subsidiar um primeiro contato amistoso entre alunos dos níveis básicos de ensino e as Geotecnologias. Dentre estes softwares o MicroDEM se destaca por oferecer uma série de funcionalidades que, se trabalhadas da maneira correta, podem contribuir bastante para a fixação dos conteúdos teóricos relacionados ao estudo das formas de relevo. Sabendo-se disto, objetiva-se neste trabalho analisar as potencialidades do software MicroDEM como recurso didático de ensino e popularização da Geomorfologia, podendo este ser aproveitado para metodologias práticas de ensino destinadas principalmente aos alunos do nível Médio de ensino. Espera-se que este trabalho possa servir de referencial para o desenvolvimento de metodologias que contribuam para a difusão dos conhecimentos geomorfológicos e melhoria da qualidade de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-06-2016

Como Citar

OLIVEIRA, G. P. de. O software MicroDEM como recurso didático para o ensino de Geomorfologia. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 38–57, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/9558. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos