Uso de metodologia analítica para mapeamento de exposição ao risco de deslizamento na comunidade de São José do Jacó Natal – RN.

Autores

  • Elza Edimara Soares da Silva UFRN

Resumo

O presente artigo traz algumas considerações relacionadas à identificação, estudo e mapeamento de áreas de risco na comunidade do Jacó. Tais apontamentos inserem-se na atualidade como importantes ferramentas de previsão a desastres naturais e gestão de áreas com maior vulnerabilidade ou já atingidas.  A partir de levantamentos bibliográficos, de campo e aplicação da metodologia proposta para a pesquisa (GUERRA, 2009), foi possível analisar pontos com maior potencial de risco a deslizamentos na área de estudos. A pesquisa envolve o uso e aplicação de métodos e técnicas de caráter científico teórico e experimental relativo à identificação e análise de áreas de risco, passíveis à ocupação humana bem como o estudo dos fatores que, ao longo do tempo, favoreceram a ocupação da área. A partir desta, foi possível identificar áreas com diferentes níveis de risco. Após finalização da pesquisa, os resultados serão importantes para a elaboração de possíveis planos de conservação da encosta, soluções para os moradores das áreas de maior risco, bem como fonte de consulta para órgãos de planejamento e ordenamento do território, facilitando a gestão da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-06-2016

Como Citar

SILVA, E. E. S. da. Uso de metodologia analítica para mapeamento de exposição ao risco de deslizamento na comunidade de São José do Jacó Natal – RN. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 58–73, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/9559. Acesso em: 7 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos