Caracterização geoquímica e ambiental através de ferramentas multivariadas na Bacia Hidrográfica do Rio Una – PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2024v10n1ID35556

Resumo

Conhecer a dinâmica dos componentes químicos no sistema do solo é imprescindível para evitar a evolução de possíveis contaminantes. A Bacia Hidrográfica do Rio Una, localizada na porção sul do estado de Pernambuco, sofre influências negativas quanto ao uso e ocupação do solo, isso oferece risco a sua sustentabilidade ecológica. Verificou-se a necessidade de estudar o comportamento geoquímico dos solos da bacia hidrográfica como estratégia geoambiental para estimar sua vulnerabilidade e perspectivas de uso e ocupação. Foram analisadas vinte amostras extraídas do Atlas Geoquímico de Pernambuco, no interior da bacia, as quais serviram como base para o desenvolvimento da pesquisa. Os elementos químicos: Al, Ca, K, Mg, P, S, As, Cr, Cu, Ni, Pb, Zn, Ba, Ce, Co, Cs, Ga, Hf, Mn, Mo, Nb, Sc, Se, Sn, Sr, Th, U, V, W, Y e Zr, foram colocados em evidencia, assim, seguiram para o estudo da estatística descritiva, multivariada e construção de mapas de isoteores dos metais pesados, pela técnica de krigagem. Ficaram demonstradas possíveis contribuições antrópicas. Observou-se a formação de agrupamentos específicos entre os componentes do solo que serviram de base para o estabelecimento da relação háfnio/alumínio a qual exprime validade para as técnicas quimiométricas utilizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Souza Moraes, UFRPE/Docente

Bacharel em Química pela UFPE, Mestre e Doutor em Geociências (Geologia Sedimentar e Ambiental - UFPE), Pós-Doutorado pela Université Joseph Fourier (Grenoble - França) em transporte de poluentes emergentes em solos. Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atuando na área de Geoquímica Ambiental, Quimiometria e Tratamento de Dados, experiência como professor de cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Civil, Ambiental, Química, Agrícola e Petróleo e Gás.

Victor Casimiro Piscoya, UFRPE/Docente

Pós-doutorado TEXAS A&M UNIVERSITY em College Station, Texas (USA) com APOIO DA CAPES - BOLSA DE PÓS-DOUTORADO. Doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2012). Mestre em Engenharia Florestal (1979) pela Universidade Federal do Paraná. Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Nacional de la Amazônia Peruana(1976). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo e da Água, Sistemas Agroflorestais, Engenharia de Conservação do Solo e Água, Colheita e Transporte de Madeira, Tecnologia Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: Mecânica e transporte da erosão de sedimentos, dimensionamento ciliar, qualidade do solo, bacias hidrográficas do semiárido, produção de sedimentos, e relações de hidrologia, vegetação da Caatinga , qualidade de água de irrigação e Sistemas Agroflorestais. É orientador de mestrado do PPEAMB/UFRPE trabalha com projetos aprovados FACEPE.

Romildo Morant de Holanda, UFRPE/Docente

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco, Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba, Doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande. Especializações em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFPE e em Gestão da Qualidade na Construção Civil pela UPE. Ex-Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental - PPEAMB/UFRPE. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Professor das disciplinas de Materiais de Construção, Construções, Gestão da Qualidade, Gestão da Produção, Higiene e Segurança do Trabalho e Gerenciamento de Resíduos Industriais. Tem experiência na área de: Garantia de Controle de Qualidade; Desperdício na industria da construção; Sistema Integrado de Gestão, Gestão de Resíduos, Reuso de água; planejamento: físico, financeiro e orçamentário e Custos Ocultos. Campos de Pesquisa na área de Gerenciamento de de Resíduos Industriais, Gestão de Recursos Naturais, Inovações Tecnológicas, Novos Materiais, Sustentabilidade, desperdício e eficácia de processos e sistemas. Líder do Grupo de Pesquisa Registrado no CNPq: CITAR - Centro de Inovação Tecnológica Aplicada aos Recursos Naturais (UFRPE)

Fabrynne Mendes de Oliveira, UFRPE/Docente

Mestranda em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal Rural do Pernambuco (UFRPE), Engenheira Ambiental e Sanitarista pelo Instituto Federal - Campus Juazeiro do Norte (2022). Tem experiência nas áreas de gestão ambiental, recursos hídricos, sustentabilidade, resíduos sólidos e mobilidade urbana.

Júlio Silva Corrêa de Oliveira Andrade, UFRPE/Docente

Possui graduação em agronomia, mestrado em agronomia, professor de topografia na Universidade Federal Rural de Pernambuco desde 2013, em regime de 40hs, para os cursos de agronomia, pesca, florestal, zootecnia e engenharia agricola, pós graduação em geoprocessamento e georreferenciamento, tenho experiência na área de geociências com ênfase em topografia e sistematização.

Publicado

11-06-2024

Como Citar

MORAIS, D. P. de; MORAES, A. S.; PISCOYA, V. C.; HOLANDA, R. M. de; OLIVEIRA, F. M. de; ANDRADE, J. S. C. de O. Caracterização geoquímica e ambiental através de ferramentas multivariadas na Bacia Hidrográfica do Rio Una – PE. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 468–478, 2024. DOI: 10.21680/2447-3359.2024v10n1ID35556. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/35556. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos