DA ESTÉTICA DA REENTRÂNCIA À ESTÉTICA DA ELASTICIDADE: A ARQUITETURA VERTICAL RESIDENCIAL EM RECIFE, 1960-2010
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2018v3n3ID16532Palavras-chave:
Concepção, Práticas, MétodosResumo
Ao analisarmos o último meio século da produção arquitetônica recifense, constatamos uma importante transformação na cultura arquitetônica local, que pode ser sintetizada através da identificação de três momentos: a estética da reentrância, a estética da “fantasmagoria” e a estética da elasticidade.
Esses três períodos da produção arquitetônica, longe de se distinguirem por meros aspectos formais, expressam importantes transformações na forma de pensar e fazer o objeto arquitetônico, ao ponto de questionar o que podemos chamar de tradição arquitetônica local – o que inclui tanto a prática arquitetônica como a maneira de pensar e ensinar projeto nas escolas de arquitetura.
Conforme veremos, essas transformações não resultam, unicamente, de decisões internas ao campo da arquitetura, mas se articulam e respondem a solicitações econômicas, sociais e tecnológicas, e, via de regra, justamente por em alguns momentos questionarem a tradição arquitetônica e provocarem uma importante alteração urbanística na paisagem da cidade, trazem algum tipo de mal-estar aos que parecem ser seus principais protagonistas: os arquitetos.
Por fim, e com base nas respostas que os próprios arquitetos dão as transformações estéticas dos edifícios, e principalmente, pela constatação da emergência de uma nova sensibilidade urbana, pergunta-se se já podemos anunciar uma nova fase na história da arquitetura recifense que poderia ser chamada de “estética da arquitetura urbana ou estética da cidade”?
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Referências
LAPROVITERA DA MOTTA, Enio–L’Architecte et le peuple à Recife (Brésil), 1959-2009. Tese de Doutorado. Paris: École des Hautes Études em Sciences Sociales.2009.
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NASLAVSKY, Guilah –Arquitetura moderna no Recife. 1949-1972. Recife: Ed. Edileuza Da Rocha, 2012.RINGON, Gérard –Histoire du Métier d’Architecte en France. Paris: Presses Universitaires de France –PUF, 1997.
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