ATELIÊS DE PROJETO DE DESIGN E DE ARQUITETURA: ESPAÇO, ENSINO E SUAS CORRELAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2018v3n3ID16535

Palavras-chave:

Ensino de Design, Ensino de Arquitetura, Ensino de projeto, Ateliê de projeto.

Resumo

Os cursos de graduação em Design e em Arquitetura e Urbanismo utilizam como alicerce para o processo de ensino-aprendizagem os ateliês, a partir dos quais os alunos aprendem fazendo, praticando e desenvolvendo as atividades de projeto. Deste modo, estes precisam, enquanto espaço de síntese, agregar as condições necessárias para se tornar um ambiente de construção, oportunizando a interação e a diversidade de possibilidades de fruição e aproveitamento dos seus recintos: professor e aluno, escola e comunidade, em um processo reflexivo e buscando o real aprendizado amparado na instrução. A temática principal trabalhada no artigo se refere ao ensino de projeto nos ateliês e, para isso, acredita-se que a questão metodológica e pedagógica, bem como sua relação com a infraestrutura disponibilizada em tais espaços é fundamental para entender, a partir da perspectiva dos docentes e discentes, especificidades e particularidades sobre a temática. Nesse sentido, o artigo apresenta dados obtidos em um estudo de caso realizado nos ateliês do curso de Design e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que permitiram a visualização das estratégias de ensino adotadas pelos docentes; dos processos avaliativos e de aspectos referentes a relação professor e aluno.

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Biografia do Autor

Izabel Farias Leite

Arquiteta e Urbanista pela UniFacisa (2013). MBA em Gestão de Projetos pelo IPOG (2018). Mestre em Design pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2018)

Heitor de Andrade Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Arquiteto e Urbanista, mestre e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

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Publicado

19-12-2018

Como Citar

LEITE, I. F.; SILVA, H. de A. ATELIÊS DE PROJETO DE DESIGN E DE ARQUITETURA: ESPAÇO, ENSINO E SUAS CORRELAÇÕES. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 47–60, 2018. DOI: 10.21680/2448-296X.2018v3n3ID16535. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16535. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

ENSINO