ARTE, CIDADE E TEMPORARIEDADE: O IMPACTO DA ARTE URBANA EM JOÃO PESSOA - PB
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2018v3n3ID16541Palavras-chave:
intervenção artística temporária, arte contemporânea, arte e cidade, arte urbanaResumo
As cidades contemporâneas estão presenciando o aparecimento de espaços homogeneizados, sem identidade e que proporcionam efemeridade nas relações sociais – transformando lugares que possuem uma vocação de permanência em meramente de passagem. Entretanto, ainda é possível encontrar formas de resistência que utilizam a obra de arte como ferramenta de aproximação entre indivíduo e o urbano. Desta forma, este artigo traz resultados de um trabalho de conclusão de curso, finalizado em 2017, sobre o impacto da arte urbana temporária em dois bairros da capital paraibana, a fim de discutir as relações entre arte e cidade.
Downloads
Referências
DIMENSTEIN, M.Experiências Urbanas de Idosos no Centro de João Pessoa.Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. João Pessoa: UFPB, 2014.
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida.Rio de Janeiro: Zahar. 2001.
BRITTO, F.D.; JACQUES, P.B. Corpocidade: arte enquanto micro-resistência urbana. Fractal: Revista de Psicologia, v.21, n. 2, p.337-349. Niterói: UFF, maio 2009.
CARTAXO, Z. Ações Performáticas na Cidade: o corpo coletivo.Performance Corpo Coletiva, v. 21,n. 2,p.1-12 (Periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas). Rio de Janeiro:UNI-RIO,2007.
CARTAXO, Z. Arte nos Espaços Públicos: a cidade como realidade.In: O Percevejo Online(Periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas).Vol. 1, n. 1, p.1-15. Rio de Janeiro: PPGAC/UNRIO, jan./jun. 2009.
DEBORD, G.Sociedade do Espetáculo:Comentários sobre a sociedade do espetáculo. Ebooklibris: Projeto Periferia, 2003.
FERREIRA, M.L.; KOPANAKIS, A.R. A cidade e a Arte: um espaço de manifestação.Revista Tempo da Ciência, v.22, n. 44, p.79-88. Toledo: Unioeste, 2005.
FONTES, A.S.Intervenções Temporárias, Marcas Permanentes:a amabilidade nos espaços coletivos de nossas cidades. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, UFRJ. Rio de Janeiro, 2011.
GEHL, J.Cidade Para Pessoas.São Paulo: Editora Perspectiva, 2015.
GERHARDT, T.E.; SILVEIRA, D.T.(Org.).Métodos de Pesquisa.Porto Alegre: Editora UFRGS, 2009.
GOMBRICH, E.H.A História da Arte.Rio de Janeiro: Ltc, 2000.
IMBROISI, M.; MARTINS, S.História das Artes.1998. Disponível em: <http://www.historiadasartes.com/>. Acesso em: 14 abr. 2017.
JACQUES, P.B. Errâncias urbanas: a arte de andar pela cidade.Arqtexto, v.7, p.16-25. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2005.
MELO, J.C. S. A cidade grita: Intervenções artísticas temporárias em João Pessoa. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo), Centro Universitário de João Pessoa. João Pessoa, PB, 2017.
MENDES, E.B. Cidades instáveis: intervenção artística como experiência heterotópicado espaço urbano. O Percevejo Online(Periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas),vol. 4, n. 2, p.1-19. Rio de Janeiro: PPGAC/UNIRIO, 2012.
NASCIMENTO, J.P.C. A condição pós-moderna, de Jean-François Lyotard. In: NASCIMENTO, J.P.C.Abordagens do pós-moderno em música:a incredulidade nas metanarrativas e o saber musical contemporâneo. São Paulo: UNESP, 2011.
NOGUEIRA, C. A (im)permanência do traço: rastro, memória e contestação.In: PRACS(Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP),vol 2, n. 2.Macapá: UNIFAP, 2009.
OXFORD, University Of.Dicionário Oxford Escolar:para estudantes brasileiros de inglês. Oxford: Oxford University Press, 2005.
PALLAMIN, V.M. Arte urbana como prática crítica. In: PALLAMIN, V.M. (Org). Cidade e Cultura: esfera pública e transformação urbana. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
PALLAMIN, V.M.Arte Urbana:São Paulo: região central (1945 –1999). São Paulo: Annablume Editora, 2000. PEIXOTO, N.B. Intervenções urbanas. In: PEIXOTO, N.B.(Org).Intervenções Urbanas:arte/cidade. São Paulo: SENAC-São Paulo, 2012.
ZEVI, B.Saber Ver Arquitetura.São Paulo: Editora WMF / Martins Fontes, 2009.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.