TRILHOS DA RIBEIRA: MARCAS DO PASSADO, CAMINHOS PARA O FUTURO

Autores

  • Amiria Bezerra Brasil Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Caio Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Daniel Lucas Viana Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Débora Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Flávia Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Isadora Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2018v3n2ID16558

Palavras-chave:

Ribeira, Regeneração, Projeto Urbano, Direito à Cidade

Resumo

Esta proposta tem como objetivo principal a regeneração da importância do bairro da Ribeira na cidade de Natal/RN, através do reconhecimento de sua história, valor patrimonial e identidade cultural. O projeto está pautado por soluções sustentáveis, de baixo custo, alinhadas com a realidade local e que possam colaborar com o resgate da vitalidade urbana, atraindo um maior número de pessoas para utilizar o local, ressaltando sua importância cultural e econômica para o cenário da cidade. O conceito principal faz analogia aos trilhos do trem, elemento que permeia a poligonal de intervenção e ajuda a remontar um cenário que em tempos mais antigos foi o símbolo do desenvolvimento econômico, cultural e intelectual da área e da cidade. Para o desenvolvimento da proposta, o grupo elencou 18 ações necessárias, dentre as quais se destacam 03 grandes eixos de intervenção: (i) Intervenção na Avenida Tavares de Lira – construção no local objetivando valorizar o visual paisagístico de modo que possa haver um resgate e consolidação da atividade comercial e cultural na área; (ii) Um Novo Terminal de Ônibus Urbano – construção de um novo terminal de ônibus para a melhoria da mobilidade, mais conforto e comodidade ao usuário do transporte público local; (iii) A Renovação das Áreas Públicas – reforma da infraestrutura de ruas, calçadas e passeios públicos para melhorar a caminhabilidade dos pedestres e mobilidade de veículos no local. A equipe buscou trabalhar com diferentes escalas de projeto, articulando intervenções de ordem local que pudessem ter desdobramentos no bairro e na cidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amiria Bezerra Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Arquitetura / Curso de Arquitetura e Urbanismo / Estudos Urbanos

Caio Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Estudante do Curso de Arquitetura e Urbanismo

Daniel Lucas Viana, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Estudante do Curso de Arquitetura e Urbanismo

Débora Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Estudante do Curso de Arquitetura e Urbanismo

Flávia Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Arquitetura e Urbanismo

Isadora Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Engenharia de Produção

Referências

BRASIL. Ministério das Cidades. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Implementação de ações em áreas urbanas centrais e cidades históricas: manual de orientação.Brasília-DF: IPHAN: Ministério das Cidades, 2011. 252p.

NATAL. Instrumentos de Ordenamento Urbano.Natal: Prefeitura Municipal do Natal. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. 2009.

NATAL. Prefeitura Municipal. Plano de melhoria de circulação viário: proposta cicloviário da cidade do Natal.Disponível em: https://pt.slideshare.net/NatalPrefeitura/plano-ciclovirio-de-natal-atualizado. Acesso em julho/2018.

TINOCO, M. B. DE M.; SOBRINHA, M. D. P. B.; TRIGUEIRO, E. B. F. (Org.). Ribeira: Plano de Reabilitação para Áreas Centrais. Natal: Edufrn, 2008. 249 p. Disponível em: http://www.gbv.de/dms/tib-ub-hannover/757515452.pdf. Acesso em: 08 jun. 2016

Downloads

Publicado

29-08-2018

Como Citar

BRASIL, A. B.; ANDRADE, C.; VIANA, D. L.; GOMES, D.; LOPES, F.; GOMES, I. TRILHOS DA RIBEIRA: MARCAS DO PASSADO, CAMINHOS PARA O FUTURO. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 163–168, 2018. DOI: 10.21680/2448-296X.2018v3n2ID16558. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16558. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

PRÁXIS