A BITÁCORA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ARQUITETURA

Autores

  • Clara Ovídio de Medeiros Rodrigues Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)/ Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)/ Doutoranda do PPGAU-UFRN http://orcid.org/0000-0003-4359-1026
  • Verônica Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Professora do Departamento de arquitetura.

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2017v2n3ID16570

Palavras-chave:

Ensino/aprendizagem, Arquitetura e Urbanismo, Bitácora, Projeto integrado

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem em arquitetura no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – CAU/UFRN tem como base o “aprender fazendo”, a partir de uma perspectiva interacionista e tendo como diretriz principal o princípio da integração. Além disso, utiliza-se estratégias de ensino/ aprendizagem que focalizam na análise de todo processo de construção do conhecimento e não apenas nos resultados. No entanto, muitas vezes, o estudante de arquitetura tem dificuldade de visualizar e compreender todo o seu próprio processo projetual e, a partir daí, estabelecer reflexões que são essenciais no seu processo de aprendizagem. Sendo assim, algumas técnicas de ensino podem servir como uma luz no meio desse processo. Tendo como lastro essas questões o artigo aqui apresentado tem como objetivo discutir o papel da bitácora no ensino da arquitetura por meio da análise da utilização da mesma durante a experiência da disciplina Projeto Integrado. Foram analisadas as bitácoras desenvolvidas no semestre 2016.1 como parte do processo projetual de um conjunto de habitação de interesse social, tema trabalhado no quinto período no CAU/UFRN. Esses diários de bordo foram considerados importantes para quatro aspectos do processo ensino/aprendizagem: como local de liberdade criativa e reflexiva; como espaço de visualização do desenvolvimento de ideias; como local de registro da crítica e da autocrítica; e ainda, como espaço de valorização do processo projetual e não apenas dos resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Ovídio de Medeiros Rodrigues, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)/ Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)/ Doutoranda do PPGAU-UFRN

Arquiteta e urbanista pela UFRN (2010),

Mestre pelo PPGAU- UFRN (2014),

Doutoranda pelo PPGAU - UFRN (em andamento)

Professora do CAU-UFERSA na área de projeto e tecnologia.

Downloads

Publicado

18-12-2017

Como Citar

RODRIGUES, C. O. de M.; LIMA, V. A BITÁCORA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ARQUITETURA. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 47–60, 2017. DOI: 10.21680/2448-296X.2017v2n3ID16570. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16570. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ENSINO