ARQUITETURAS DIGITAIS A PARTIR DO DIAGRAMA DE VORONOI E TRIANGULAÇÃO DE DELAUNAY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2017v2n2ID16583

Palavras-chave:

Triangulação de Delaunay, Diagrama de Voronoi, Performance arquitetônica e estrutural.

Resumo

Muitos modelos encontrados na natureza inspiram diversos pesquisadores, podendo ser apropriadas formas, estruturas, parâmetros de usos aplicáveis à engenharia e arquitetura, principalmente por meio de instruções computacionais. Nessas condições, esse artigo se atém aos benefícios oriundos das técnicas da Triangulação de Delaunay e do Diagrama de Voronoi.

Os métodos adotados foram: revisão da literatura quanto às principais características, tecnologia da informação na construção, sistemas estruturais. Os objetivos são: (1) compreender as principais qualidades que essas técnicas proporcionam, pelos padrões estendidos em nós e segmentos, conexões compositivas para pilares, treliças espaciais, grelhas metálicas. (2) apresentar alguns exemplos construídos, capazes de trazer demonstrações relevantes; (3) expor as qualidades expressivas advindas das técnicas. Esses modelos se configuram como estratégias computacionais a partir de geometrias estáveis e coesas, em abordagens estruturais consistentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Ferreira Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Doutor em Arquitetura e Urbanismo, UNB (2015), mestre em Cultura Visual, UFG (2006), bacharel em Arquitetura e Urbanismo, UCG (2000). É professor adjunto na FAV/UFG, com experiência na área de Comunicação Visual e Projetos de Arquitetura, ocupando as disciplinas de Projeto na Arquitetura e Urbanismo, Processos de Criação e Fabricação Digital e Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo. Investiga os recursos tecnológicos que vem sendo utilizados na produção da arquitetura digital contemporânea; desenvolve atividades de análise em projetos de inovação tecnológica e realiza simulações e produtos por meio de prototipagem rápida. Pesquisa também as soluções plásticas, estruturais e sustentáveis por simulação e interoperabilidade de dados, visando a redução de custos e eficiência energética.

Downloads

Publicado

30-08-2017

Como Citar

LIMA, F. F. ARQUITETURAS DIGITAIS A PARTIR DO DIAGRAMA DE VORONOI E TRIANGULAÇÃO DE DELAUNAY. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 52–60, 2017. DOI: 10.21680/2448-296X.2017v2n2ID16583. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16583. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA