ARQUITETURAS DIGITAIS A PARTIR DO DIAGRAMA DE VORONOI E TRIANGULAÇÃO DE DELAUNAY
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2017v2n2ID16583Palabras clave:
Triangulação de Delaunay, Diagrama de Voronoi, Performance arquitetônica e estrutural.Resumen
Muitos modelos encontrados na natureza inspiram diversos pesquisadores, podendo ser apropriadas formas, estruturas, parâmetros de usos aplicáveis à engenharia e arquitetura, principalmente por meio de instruções computacionais. Nessas condições, esse artigo se atém aos benefícios oriundos das técnicas da Triangulação de Delaunay e do Diagrama de Voronoi.
Os métodos adotados foram: revisão da literatura quanto às principais características, tecnologia da informação na construção, sistemas estruturais. Os objetivos são: (1) compreender as principais qualidades que essas técnicas proporcionam, pelos padrões estendidos em nós e segmentos, conexões compositivas para pilares, treliças espaciais, grelhas metálicas. (2) apresentar alguns exemplos construídos, capazes de trazer demonstrações relevantes; (3) expor as qualidades expressivas advindas das técnicas. Esses modelos se configuram como estratégias computacionais a partir de geometrias estáveis e coesas, em abordagens estruturais consistentes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.