ESPAÇOS URBANOS INCLUSIVOS: A UTILIZAÇÃO DA ÁUDIO-DESCRIÇÃO E DA SINALIZAÇÃO TÁTIL PARA INCLUIR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Carolina Stolf Silveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
  • Marta Dischinger UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2017v2n2ID16584

Palavras-chave:

espaço público, pessoa com deficiência visual, áudio-descrição, pisos táteis.

Resumo

Os espaços públicos urbanos, por vezes, apresentam diversas barreiras na locomoção e uso pleno, sendo as pessoas com deficiência as mais afetadas. Pessoas com cegueira ou baixa visão são privadas de usufruir de determinados espaços quando esses são projetados desconsiderando aqueles que não podem enxergar. O direito das pessoas com deficiência à ambientes acessíveis e em igualdade de oportunidades é assegurado por lei, entretanto, arquitetos e planejadores urbanos apresentam dificuldades em projetar espaços para todos. A busca por cidades multi-sensoriais é um desafio almejado e faz parte do tema deste artigo, o qual apresenta duas aplicações na cidade de Joinville, Santa Catarina, Brasil: a áudio-descrição em mirante, um espaço turístico e de lazer da cidade e a aplicação dos pisos táteis em estação de ônibus. Esses exemplos apresentam algumas das formas de como oferecer espaços inclusivos e que promovam a independência de seus usuários.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Stolf Silveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC

Carolina Stolf Silveira é Arquiteta e Urbanista pela Sociedade Educacional de Santa Catarina em 2010 e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2012. Atualmente é Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo, com pesquisa em Sistemas Informativos ao usuário com deficiência visual aplicados ao Transporte Público Urbano (UFSC, 2013). Faz doutorado sanduíche na Katholieke Universiteit Leuven - KU Leuven na Bélgica. Tem desenvolvido pesquisas na relação ambiente x usuário, com o foco em Desenho Universal.

Marta Dischinger, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Design na Hogskolan for Design och Konsthantverk HDK - Göteborg University (1993) e doutorado em Arquitetura na Architecture School - Chalmers University Of Technology (2000). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa nas área de Arquitetura e Urbanismo e de Desenho de Produto com ênfase em Desenho Universal atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade de espaços públicos urbanos e edificados, desenho de produtos de tecnologia assistiva principalmente para pessoas com deficiência visual, design de brinquedos e equipamentos para inclusão no ensino e para reabilitação de crianças com deficiência.

Downloads

Publicado

30-08-2017

Como Citar

STOLF SILVEIRA, C.; DISCHINGER, M. ESPAÇOS URBANOS INCLUSIVOS: A UTILIZAÇÃO DA ÁUDIO-DESCRIÇÃO E DA SINALIZAÇÃO TÁTIL PARA INCLUIR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 122–133, 2017. DOI: 10.21680/2448-296X.2017v2n2ID16584. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16584. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

PRÁXIS