Espaços de relação na habitação social portuguesa: uma metodologia de análise da arquitetura de conjuntos habitacionais
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2017v2n1ID16591Resumo
NOTA DO EDITOR: Esse artigo é uma republicação do texto originalmente apresentado no VII Seminário PROJETAR em Natal, 2015, In Memoriam de seu ator, Marcelo Bezerra de Melo Tinoco, membro do Grupo PROJETAR/UFRN. È antecedido de uma apresentação feita pela Editoria da Revista PROJETAR.
RESUMO: O presente artigo examina a produção de conjuntos habitacionais em Portugal, no âmbito do Premio do Instituto Nacional da Habitação/INH (1989 a 2006), inserindo essa produção no contexto da revisão teórico- metodológica da habitação social ocorrida naquele país
durante os anos 60 e 70. Adota os pressupostos teórico-metodológicos presentes na obra do arquiteto Nuno Portas no período da referida revisão, em que considera o dimensionamento sociológico como o ponto de partida para a concepção do habitat, onde
a família desempenha papel central na utilização de diferentes formas de agrupamento residencial, conforme as relações que se estabelecem entre a tipologia do edifício e os órgãos de acesso e distribuição como elementos fundamentais na promoção dos espaços
de relação. Destaca-se na produção levantada a qualidade residencial dada pelos aspectos da interpenetração entre interior e exterior
residencial, a diversidade tipológica, a pequena escala, a adequação aos habitantes e a adequação urbana e paisagística do habitat português contemporâneo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.