O ENSINO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS NA CONTEMPORANEIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO NORDESTE BRASILEIRO.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2017v2n1ID16593

Palavras-chave:

Ensino, Processos, Práticas

Resumo

O texto possui como objeto de discussão, um olhar crítico a respeito do ensino de projeto de arquitetura em cursos de graduação e pós graduação em cidades do nordeste brasileiro, tomando como referência, alguns projetos arquitetônicos produzidos como trabalhos de conclusão de cursos em cidades como Teresina (Piauí) e Campina Grande (Paraíba)- nos quais possuo experiência acadêmica. Como objetivo, pretende realizar uma reflexão a respeito das metodologias de ensino do processo projetual, relacionando este com a prática profissional, voltada à criação de espaços na contemporaneidade. Justifica-se pela necessidade em discutir questões pertinentes ao surgimento de novos programas que a sociedade pós moderna demanda. Como metodologia para seu desenvolvimento, inicialmente, serão tratadas questões que discutem a necessidade de um embasamento teórico no ensino de projeto e na prática projetual, para em um segundo momento, observar as demandas programáticas da cidade contemporânea e analisar de que forma, a produção projetual  acadêmica vem atendendo a tais pontos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dra Afonso Melo, Universidade Federal de Campina Grande

Unidade Academica de engenharia civil e arquitetura.

CAU-UAEC- CTRN-UFCG

Área de Projetos Arquitetônicos e Teoria e História da Arquitetura

Downloads

Publicado

08-10-2017

Como Citar

MELO, D. A. O ENSINO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS NA CONTEMPORANEIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO NORDESTE BRASILEIRO. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 33–43, 2017. DOI: 10.21680/2448-296X.2017v2n1ID16593. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16593. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

ENSINO