O ENSINO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS NA CONTEMPORANEIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO NORDESTE BRASILEIRO.
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2017v2n1ID16593Palavras-chave:
Ensino, Processos, PráticasResumo
O texto possui como objeto de discussão, um olhar crítico a respeito do ensino de projeto de arquitetura em cursos de graduação e pós graduação em cidades do nordeste brasileiro, tomando como referência, alguns projetos arquitetônicos produzidos como trabalhos de conclusão de cursos em cidades como Teresina (Piauí) e Campina Grande (Paraíba)- nos quais possuo experiência acadêmica. Como objetivo, pretende realizar uma reflexão a respeito das metodologias de ensino do processo projetual, relacionando este com a prática profissional, voltada à criação de espaços na contemporaneidade. Justifica-se pela necessidade em discutir questões pertinentes ao surgimento de novos programas que a sociedade pós moderna demanda. Como metodologia para seu desenvolvimento, inicialmente, serão tratadas questões que discutem a necessidade de um embasamento teórico no ensino de projeto e na prática projetual, para em um segundo momento, observar as demandas programáticas da cidade contemporânea e analisar de que forma, a produção projetual acadêmica vem atendendo a tais pontos.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.