O ENSINO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS NA CONTEMPORANEIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO NORDESTE BRASILEIRO.
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2017v2n1ID16593Keywords:
Ensino, Processos, PráticasAbstract
O texto possui como objeto de discussão, um olhar crítico a respeito do ensino de projeto de arquitetura em cursos de graduação e pós graduação em cidades do nordeste brasileiro, tomando como referência, alguns projetos arquitetônicos produzidos como trabalhos de conclusão de cursos em cidades como Teresina (Piauí) e Campina Grande (Paraíba)- nos quais possuo experiência acadêmica. Como objetivo, pretende realizar uma reflexão a respeito das metodologias de ensino do processo projetual, relacionando este com a prática profissional, voltada à criação de espaços na contemporaneidade. Justifica-se pela necessidade em discutir questões pertinentes ao surgimento de novos programas que a sociedade pós moderna demanda. Como metodologia para seu desenvolvimento, inicialmente, serão tratadas questões que discutem a necessidade de um embasamento teórico no ensino de projeto e na prática projetual, para em um segundo momento, observar as demandas programáticas da cidade contemporânea e analisar de que forma, a produção projetual acadêmica vem atendendo a tais pontos.
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