METÁFORA, ANALOGIA E EXPLORAÇÃO FORMAL NO PROJETO ARQUITETÔNICO

Autores

  • Tales Lobosco Escola de Arquitetura - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2016v1n3ID16604

Palavras-chave:

analogia, metáfora, materialidade, forma, projeto

Resumo

O projeto não é algo completamente idealizado em nossas mentes, e depois “validado” através das representações, ao contrário, é exatamente o ato de representar que se torna a versão “palpável” de uma ideia em concepção que, por ser fragilmente determinada por sua existência ainda ideal, é amplamente influenciada pela materialidade de suas representações. E, neste processo, de certo modo, a forma se deriva de si mesma, da interação que apresenta tanto em relação a sua nascente materialidade, quanto em relação ao programa, ao lugar e à técnica.

Apesar da enorme resistência que o processo de projetação apresenta diante de organizações metodológicas ou funcionais seu desenvolvimento pode ser potencializado através de instrumentações específicas. A proposta didática descrita aqui tenta articular a adoção de conceitos e referenciais simbólicos com as noções de materialidade e tectônica, de modo que estas questões sejam experimentadas no processo de concepção de maneira dinâmica e não linear onde seus mecanismos de representação, mais do que meros suportes, são ferramentas ativas no processo de transformação das relações espaciais, formais e funcionais.

Pensar o projeto a partir de um conceito não significa se sobrepor à materialidade ou às demandas projetuais existentes, mas ao contrário, é exatamente através do atrito conformador existente entre a forma conceitual e suas possíveis materialidades que o sentido da forma permite a integração entre funcionalidade e tectonicidade, é quando o processo de criação se desenvolve.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tales Lobosco, Escola de Arquitetura - UFMG

Arquiteto e Urbanista pela Universidade de São Paulo
Mestre em Urbanismo pela Université de Tours
Doutor em Arquitetura e Urbanismo pelo PPG/AU - UFBA
Professor do Departamento de Projetos da Escola de Arquitetura da UFMG 

Downloads

Publicado

04-10-2017

Como Citar

LOBOSCO, T. METÁFORA, ANALOGIA E EXPLORAÇÃO FORMAL NO PROJETO ARQUITETÔNICO. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 27–38, 2017. DOI: 10.21680/2448-296X.2016v1n3ID16604. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16604. Acesso em: 24 set. 2022.

Edição

Seção

ENSINO