LINKOGRAFIA VISUAL ESTENDIDA: ANÁLISES SOBRE A ELABORAÇÃO DE IDEIAS DURANTE O PROCESSO CRIATIVO EM ARQUITETURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2016v1n3ID16605

Palavras-chave:

Cognição em Projeto, Croqui, Linkografia Visual Estendida, Processo Criativo, Projeto de arquitetura

Resumo

Com base no monitoramento de um processo de projeto, este artigo tem o objetivo de entender com se dá o desenvolvimento e a transformação de ideias durante a concepção arquitetônica. Durante décadas, pesquisas têm investigado os processos cognitivos responsáveis pela criação de hipóteses de projeto. No entanto, ainda se mostra pertinente compreender como as ações cognitivas atuam durante o processo, e também o papel que os meios de representação possuem na materialização de ideias e na aquisição de conhecimentos. A fim de auxiliar essa compreensão, este artigo elabora um procedimento metodológico para representar e analisar tanto a elaboração como o refinamento de ideias durante o processo criativo em Arquitetura. Com esse pressuposto, um arquiteto experiente foi monitorado durante a realização de um projeto no ano de 2014. Durante uma hora, todas as ações efetuadas pelo profissional foram registradas por meio de duas câmeras: uma direcionada para a mesa a fim de filmar a produção dos desenhos, e outra com o foco no arquiteto que monitorava as demais ações realizadas durante o processo. A partir desse monitoramento e apoiado em pesquisas referenciais na área de cognição em projeto, o artigo desenvolve a linkografia visual estendida, que se caracteriza como um método que representa a conexão entre as ações empreendidas pelo projetista durante a elaboração/aprofundamento da ideias. A contribuição deste artigo está no fato de apresentar um procedimento metodológico capaz de demonstrar com base em imagens extraídas das filmagens como ideias são desenvolvidas e representadas durante o processo criativo em Arquitetura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Peres Mateus, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie (2006). Mestre em Artes pela Univiversidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente está cursando Doutorado em Arquitetura na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência como arquiteto e realizada pesquisas sobre cognição em projeto e criatividade.

Wilson Florio, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1986), Especialização em Didática do Ensino Superior (1995), Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1998) e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). É Professor Adjunto do quadro permanente do programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Professor Adjunto do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Coordenador de Pesquisa e do TCC. Tem experiência na área de Arquitetura Contemporânea, com ênfase em projeto de edificações e tecnologia da informação na construção civil, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição e processo de projeto, reflexão sobre a prática, criatividade, tecnologia da arquitetura, sistemas de representação e fabricação digital. Líder do Grupo de Pesquisa "Arquitetura, Processo de Projeto e Análise Digital", cujo objetivo é investigar os princípios operativos da prática de projeto na arquitetura contemporânea a partir do uso das novas tecnologias digitais. 

Downloads

Publicado

04-10-2017

Como Citar

MATEUS, R. P.; FLORIO, W. LINKOGRAFIA VISUAL ESTENDIDA: ANÁLISES SOBRE A ELABORAÇÃO DE IDEIAS DURANTE O PROCESSO CRIATIVO EM ARQUITETURA. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 88–103, 2017. DOI: 10.21680/2448-296X.2016v1n3ID16605. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16605. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

PESQUISA