MUTAÇÕES NA VARANDA DA CASA BRASILEIRA – EXPLORAÇÕES TIPOLÓGICAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS

Autores

  • Celia helena castro gonsales Universidade Federal de Pelotas
  • Laura Baltar Universdade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2016v1n3ID16611

Palavras-chave:

varanda moderna, varanda contemporânea, estrutura arquitetônica elementar, série tipológica

Resumo

A varanda é um elemento tradicional na arquitetura brasileira e se configura como antessala de acesso, lugar aprazível de estar ou território de reunião. A varanda, como tantas “estruturas arquitetônicas elementares” semelhantes - stoas, pórticos, loggias -, interage com outras conformando diferentes “estruturas formais”. Este trabalho vai tratar especificamente de uma variação da varanda – que chamaremos “varanda conectora” - que aparecerá, a partir de um processo de mutações, tanto na casa moderna como na casa contemporânea brasileira e cuja raiz tipológica pode ser encontrada na casa tradicional.   A partir da apreciação da varanda na casa tradicional e na arquitetura moderna, o estudo se desenvolve a partir de quatro exemplos: duas casas do período moderno e duas casas do período contemporâneo que deixam evidente o marco de modernidade de um espaço que se expande em direção à paisagem. Os procedimentos tipológicos de análise e projeto em arquitetura nos auxiliam nesta investigação mostrando-nos a possibilidade de reunião de projetos ou obras de arquitetura com uma estrutura formal ou forma-base em comum. A eficácia desse procedimento fica evidente na indicação que traz consigo de construção de “séries tipológicas”: conjunto de projetos que partem de uma mesma forma-base ou de uma mesma “estrutura arquitetônica elementar” que combinadas com outras estruturas sofrem processos de transformação conformando novas estruturas formais. Esse procedimento assume que o projeto sempre é concebido com base em um conhecimento arquitetônico construído a partir de uma série de obras precedentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celia helena castro gonsales, Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo -UFPel, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, área de Teoria e História e Projeto Arquitetônico

Laura Baltar, Universdade Federal de Pelotas

Graduanda Arquitetura e Urbanismo. Bolsista Iniciação Científica

Downloads

Publicado

04-10-2017

Como Citar

CASTRO GONSALES, C. helena; BALTAR, L. MUTAÇÕES NA VARANDA DA CASA BRASILEIRA – EXPLORAÇÕES TIPOLÓGICAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 104–113, 2017. DOI: 10.21680/2448-296X.2016v1n3ID16611. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16611. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

PESQUISA