MUTAÇÕES NA VARANDA DA CASA BRASILEIRA – EXPLORAÇÕES TIPOLÓGICAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2016v1n3ID16611Palabras clave:
varanda moderna, varanda contemporânea, estrutura arquitetônica elementar, série tipológicaResumen
A varanda é um elemento tradicional na arquitetura brasileira e se configura como antessala de acesso, lugar aprazível de estar ou território de reunião. A varanda, como tantas “estruturas arquitetônicas elementares” semelhantes - stoas, pórticos, loggias -, interage com outras conformando diferentes “estruturas formais”. Este trabalho vai tratar especificamente de uma variação da varanda – que chamaremos “varanda conectora” - que aparecerá, a partir de um processo de mutações, tanto na casa moderna como na casa contemporânea brasileira e cuja raiz tipológica pode ser encontrada na casa tradicional. A partir da apreciação da varanda na casa tradicional e na arquitetura moderna, o estudo se desenvolve a partir de quatro exemplos: duas casas do período moderno e duas casas do período contemporâneo que deixam evidente o marco de modernidade de um espaço que se expande em direção à paisagem. Os procedimentos tipológicos de análise e projeto em arquitetura nos auxiliam nesta investigação mostrando-nos a possibilidade de reunião de projetos ou obras de arquitetura com uma estrutura formal ou forma-base em comum. A eficácia desse procedimento fica evidente na indicação que traz consigo de construção de “séries tipológicas”: conjunto de projetos que partem de uma mesma forma-base ou de uma mesma “estrutura arquitetônica elementar” que combinadas com outras estruturas sofrem processos de transformação conformando novas estruturas formais. Esse procedimento assume que o projeto sempre é concebido com base em um conhecimento arquitetônico construído a partir de uma série de obras precedentes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.