INTEGRAÇÃO NO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO: EXPERIÊNCIAS COM ATELIÊS VERTICAIS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2016v1n3ID16612Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Ensino de Arquitetura e Urbanismo, Ateliê Vertical.Resumo
A discussão da interdisciplinaridade nos cursos superiores em Arquitetura e Urbanismo vem sendo ampliada, principalmente nos últimos dez anos. Os projetos pedagógicos e suas matrizes curriculares vem sendo repensados com vistas à formação de um profissional mais autônomo, crítico e reflexivo. Com este intuito, atividades em ateliês verticais e horizontais tem sido objetos de estudo, de formas experimentais ou curriculares. O presente artigo trata da integração de saberes e conteúdos em ambiente de ateliê vertical, experimentado em três edições da Maratona de Projetos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó, atividade que tem ocorrido sempre ao início de cada ano letivo e busca estimular a formação do profissional reflexivo. Foram analisadas e discutidas diferentes categorias da integração de saberes, tendo por base a compreensão e percepção do discente participante da atividade, mediante a aplicação de questionário. Os resultados corroboram o referencial teórico adotado e demonstram que em ambientes de criação mais livres, nos quais o docente atua somente como instrutor, sem interferir nas soluções propostas, o acadêmico se percebe efetivamente como protagonista do processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.