INTEGRAÇÃO NO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO: EXPERIÊNCIAS COM ATELIÊS VERTICAIS

Autores

  • Paula Batistello Unochapecó Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-8462-5440
  • Katiane Laura Balzan Unochapecó Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alice T. Cybis Pereira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2016v1n3ID16612

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ensino de Arquitetura e Urbanismo, Ateliê Vertical.

Resumo

A discussão da interdisciplinaridade nos cursos superiores em Arquitetura e Urbanismo vem sendo ampliada, principalmente nos últimos dez anos. Os projetos pedagógicos e suas matrizes curriculares vem sendo repensados com vistas à formação de um profissional mais autônomo, crítico e reflexivo. Com este intuito, atividades em ateliês verticais e horizontais tem sido objetos de estudo, de formas experimentais ou curriculares. O presente artigo trata da integração de saberes e conteúdos em ambiente de ateliê vertical, experimentado em três edições da Maratona de Projetos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó, atividade que tem ocorrido sempre ao início de cada ano letivo e busca estimular a formação do profissional reflexivo. Foram analisadas e discutidas diferentes categorias da integração de saberes, tendo por base a compreensão e percepção do discente participante da atividade, mediante a aplicação de questionário. Os resultados corroboram o referencial teórico adotado e demonstram que em ambientes de criação mais livres, nos quais o docente atua somente como instrutor, sem interferir nas soluções propostas, o acadêmico se percebe efetivamente como protagonista do processo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Batistello, Unochapecó Universidade Federal de Santa Catarina

Docente de Arquitetura e Urbanismo

Diretora de Logística, Projetos e Obras da Unochapecó

Arquiteta e Urbanista - UFPel

Mestre em Engenharia Civil - UFSC

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo - UFSC

Katiane Laura Balzan, Unochapecó Universidade Federal de Santa Catarina

Docente de Arquitetura e Urbanismo

Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó

Arquiteta e Urbanista - UFSM

Mestre em Engenharia Civil - UFSM

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo - UFSC

Alice T. Cybis Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura - PósARQ UFSC

Arquiteta e Urbanista - UFRGS

Especialista em Projeto de Arquitetura Habitacional - UFRGS

Doutora em Arquitetura - Sheffield, Inglaterra

Downloads

Publicado

04-10-2017

Como Citar

BATISTELLO, P.; BALZAN, K. L.; PEREIRA, A. T. C. INTEGRAÇÃO NO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO: EXPERIÊNCIAS COM ATELIÊS VERTICAIS. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 47–59, 2017. DOI: 10.21680/2448-296X.2016v1n3ID16612. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16612. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

ENSINO