PROJETO SEMENTE: PROPOSTA PARA O CENTRO COMUNITÁRIO DO QUILOMBO RIO DOS MACACOS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2018v3n1ID16640Palavras-chave:
Equipamento comunitário, Processo ParticipativoResumo
O Projeto Semente: Centro Comunitário do Quilombo Rio dos Macacos foi o resultado do processo participativo de Assistência Técnica de Arquitetura e Urbanismo, prestado em 2014 à comunidade do Quilombo Rio dos Macacos em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, cuja proposta de projeto arquitetônico foi desenvolvida na etapa final de conclusão da Residência Profissional. A experiência foi desenvolvida inicialmente em âmbito multidisciplinar com uma equipe formada por uma arquiteta, um urbanista e uma geógrafa, utilizando o Etnomapeamento como ferramenta teórico e metodológica para diagnosticar as demandas da comunidade e auxiliar no fortalecimento da organização comunitária e posteriormente no âmbito individual da assistência técnica em arquitetura.
O processo de desenvolvimento deste projeto buscou qualificar o projeto arquitetônico com sua inserção no contexto social, político e étnico, entendendo a realidade de usos do lugar por meio das relações cotidianas; tenciona-se criar não apenas o espaço físico, mas também um ponto simbólico dentro do território, referência de autoafirmação, autonomia e luta da comunidade.
Downloads
Referências
ANJOS, Rafael Sanzio Araújo dos. Cartografia e Quilombos: territórios étnicos africanos no Brasil. Africana Studia, n. 9, p. 337-355, 2006.
OLIVEIRA, Luana F. Projeto Semente: Centro Comunitário do Quilombo Rio dos Macacos. 2014. 74f. Monografia (Especialização) –Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
SEPPIR. Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana 2013-2015. 2013.
INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA. Relatório Técnico de Identificação e Delimitação do Território da Comunidade Quilombola de Rio dos Macacos. Salvador: IGEO, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.