COMÉRCIO E ESPAÇO COLETIVO NO CALABAR

Autores

  • Thaís Sales Gonçalves
  • Akemi Tahara Mestre, Professora da FAU-UFBA

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2018v3n1ID16643

Palavras-chave:

Práticas, Intervenção Urbana e Arquitetônica, Requalificação

Resumo

A proposta de intervenção na comunidade do Calabar visou qualificar duas áreas de interesse identificadas e melhorar a conexão entre elas a fim de que esses espaços coletivos proporcionem o estar, o lazer e o circular de forma segura e agradável. O projeto principal consiste na reforma para padronização e melhoria das unidades comerciais existentes (área de interesse 1), com intuito de criar um espaço coletivo ampliado e de qualidade sobre as mesmas. A proposta foi apresentada aos moradores da comunidade em uma reunião na Biblioteca Comunitária do Calabar. Os que compareceram posicionaram-se a favor do projeto, demonstrando zelo pelo lugar e interesse por vê-lo melhorar. Foi importante perceber como uma proposta de melhoria de um espaço de uso coletivo gera boas expectativas e entusiasmo na população, ao mesmo tempo em que causa preocupação pela falta de cuidado e de controle de sua utilização por todos, uma vez que se trata de um espaço democrático, o qual deve permitir que qualquer pessoa, geralmente em qualquer horário, sirva-se dele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CONCEIÇÃO, F. Cala a boca Calabar: a luta política dos favelados. Petrópolis: Editora Vozes, 1984.

GIUDICE; SOUZA. O processo recente de favelização em Salvador: o exemplo do Calabar. RDE –Revista de Desenvolvimento Econômico, Salvador, Ano II, nº3, jan. 2000.

MORAES, L. R. S.Avaliação e Proposição de Ações de Saneamento Ambiental em área periurbana: um esforço com uso de metodologia participativa na comunidade do Calabar, Salvador. In: 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007.

SALVADOR. Secretaria Municipal de Habitação. Regularização fundiária sustentável das áreas de Calabar/Alto das Pombas, Gamboa/Unhão, Canabrava e Narandiba.Salvador: Comissão setorial permanente de licitação, 2006.

GATTI, S. Espaços Públicos. Diagnóstico e metodologia de projeto.São Paulo: ABCP, 2013.

GONÇALVES, T. S. Comércio e Espaço Coletivo no Calabar.Trabalho Final apresentado ao Curso de Especialização Assistência Técnica em Habitação e Direito à Cidade. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia, Salvador, janeiro de 2015

Downloads

Publicado

25-04-2018

Como Citar

GONÇALVES, T. S.; TAHARA, A. COMÉRCIO E ESPAÇO COLETIVO NO CALABAR. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 131–136, 2018. DOI: 10.21680/2448-296X.2018v3n1ID16643. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16643. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

PRÁXIS