HABITAR DOMÉSTICO: Notas sobre a ambiência no habitar doméstico do acolhimento institucional para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2016v1n2ID16652

Palavras-chave:

habitar doméstico, ambiência, acolhimento institucional, crianças, adolescentes

Resumo

Ao longo da história social brasileira, a criança e o adolescente foram assistidos com princípios baseados na vigilância e isolamento. A aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em 1990 e a lei n° 12.010 de 2009 modificaram o quadro, criando formas de atendimento como o acolhimento institucional. O modelo não isola e salvaguarda a saúde, educação e moradia; assiste ambos os sexos entre zero e dezoito anos, em processo ou não de adoção, com ou sem família direta ou estendida. Os internos permanecem com a tutela do Estado até que os motivos da institucionalização sejam sanados. O processo deveria ser transitório, mas leva meses ou anos. A legislação controla o atendimento, contudo é generalista quanto ao ambiente construído. As edificações são alugadas, adaptadas ao uso, sem considerar a ambiência do habitar doméstico. A presente pesquisa busca, através do aporte teórico utilizado na tese de Doutorado, caracterizar a ambiência do habitar doméstico e refletir como ela é compreendida na situação provisória do acolhimento institucional. Afinal, o ambiente construído influi na adaptação humana e uma arquitetura não adequada à capacidade do usuário pode tornar cada vez mais difícil a execução de tarefas simples, excluindo ao contrário de incluir. É indiscutível que a interação constante entre os espaços, pessoas e atividades garantem uma vida confortável e facilitada durante o período de institucionalização, permitem a inclusão segura e eficiente com o habitar doméstico, além de garantir a inclusão, tão almejada pela Legislação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Eyng Savi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído (PósARQ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde 2009, é Professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Extremo Sul Catarinense (CAU/UNESC), onde leciona Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo além de disciplinas de História e Teoria. É também membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso. Leciona, na mesma Instituição, disciplinas do núcleo teórico do Curso de Design de Produtos. É também Gerente de Projetos na Savi Fundações e Sondagens Ltda.

Downloads

Publicado

12-09-2017

Como Citar

SAVI, A. E.; DISCHINGER, M. HABITAR DOMÉSTICO: Notas sobre a ambiência no habitar doméstico do acolhimento institucional para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 58–68, 2017. DOI: 10.21680/2448-296X.2016v1n2ID16652. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16652. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

TEORIA E CONCEITO