O LUGAR NA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: APONTAMENTOS SOBRE A VIOLÊNCIA NO CONDOMÍNIO VIVENDAS BELO VALE EM JUIZ DE FORA / MG / BRASIL

Autores

  • Daniella Fonseca Zanotti Ongaro UFJF
  • José Gustavo Francis Abdalla

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2016v1n2ID16654

Palavras-chave:

habitação de interesse social, violência, programa Minha Casa, Minha Vida

Resumo

Em Juiz de Fora, cidade localizada na região da Zona da Mata mineira, assim como em muitas cidades brasileiras, os empreendimentos habitacionais produzidos pelo Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) tem apresentado características que não correspondem à política estabelecida pelo Ministério das Cidades. Tal fato se dá, entre outras características, à implantações em terrenos longínquos, ausentes de infraestrutura urbana adequada e insuficientes no atendimento às necessidades arquitetônicas das famílias beneficiadas. Contribui para o agravamento dessa situação, a verificação da existência de diversos conflitos entre moradores residentes em um mesmo empreendimento habitacional, uma vez que, provenientes de diferentes regiões, apresentam grande diversidade cultural, ideológica e comportamental. Este artigo tem como objetivo lançar uma reflexão sobre o desafio ao tratamento desses diversos conflitos existentes e, muitas vezes, já consolidados nos empreendimentos voltados para a população de baixo poder aquisitivo. O Condomínio Vivendas Belo Vale é apresentado e, como resultado da aplicação do método Percurso Comentado, são indicados os trinta e três fatos observados na pesquisa de campo realizada durante a pesquisa de dissertação de mestrado da autora. Verifica-se que o Condomínio em estudo é fruto de uma produção padronizada e sem o conhecimento das necessidades dos futuros usuários, o que dificulta a possibilidade de integração e apropriação de seus espaços. Dessa forma, um dos grandes desafios a ser enfrentado pelas políticas públicas é a definição do tratamento a ser dado aos conflitos existentes nos empreendimentos habitacionais, os quais devem ser adaptados para cada localidade e situação; e também ser compreendidos pelos atores envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-09-2017

Como Citar

ONGARO, D. F. Z.; ABDALLA, J. G. F. O LUGAR NA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: APONTAMENTOS SOBRE A VIOLÊNCIA NO CONDOMÍNIO VIVENDAS BELO VALE EM JUIZ DE FORA / MG / BRASIL. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 92–102, 2017. DOI: 10.21680/2448-296X.2016v1n2ID16654. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16654. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA