ARQUITETURA POR ESCRITO

O (RE)DESENHO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Ana Elisabete de Almeida Medeiros Universidade de Brasília (UnB)
  • Giselle Marie Cormier Chaim Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2019v4n1ID16904

Palavras-chave:

Zanine Caldas, projeto, narrativa, ensino em Arquitetura e Urbanismo, redesenho

Resumo

Considerando-se a tríade “Ensino, Pesquisa e Extensão” na atuação do corpo docente no ensino superior brasileiro, este artigo relata a experiência de integração e retroalimentação entre trabalho de graduação e pós-graduação realizados na Universidade de Brasília acerca do tema do (re)desenho de soluções de projeto como instrumento de aprendizagem. Dentro do contexto de projeto de pesquisa docente e a partir da análise da obra do arquiteto autodidata José Zanine Caldas construída em Brasília, proposta de trabalho nível de pós-graduação, foram definidas estratégias para integração com alunos de graduação, tanto em disciplina do curso regular de Arquitetura e Urbanismo, quanto em pesquisa de Iniciação Científica. A interface entre as pesquisas teve como principal foco o (re)desenho dos projetos das residências de Brasília, cujos originais eram ilegíveis, inacessíveis ou inexistentes. Inicialmente definida como estratégia metodológica para viabilizar as análises pensadas para a pesquisa de mestrado, os resultados obtidos com o processo mostraram que a prática do (re)desenho permitiu aos alunos a apreensão de informações e de detalhes a respeito dos projetos que antes não seriam observados, o desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas de representação e comunicação, o entendimento da narrativa arquitetônica particular do arquiteto em questão e a compreensão da relação entre preservação e documentação. A partir da apresentação da experiência pregressa, o artigo pretende, finalmente, apresentar possíveis melhoramentos na metodologia de ensino e aprendizagem por meio do (re)desenho para pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Marie Cormier Chaim, Universidade de Brasília (UnB)

Mestre em Arquitetura e Urbanismo, Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília – PPG-FAU/UnB, chaim.giselle@gmail.com

Referências

MEDEIROS, Ana Elisabete de Almeida. Arquiteturas Impressas. Projeto de Pesquisa e Plano de Trabalho. Brasília: FAU/UnB – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, 2015.

__________. O Mestre e a Madeira: Resgate da Trajetória Profissional de Zanine Caldas. Projeto de Iniciação Científica. Brasília: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, 2016/2017.

__________. Arquiteturas Impressas – Documentação e Redesenho como Instrumentos para a Preservação da Memória: Estudo de Caso das Embaixadas Brasileiras no Exterior. Projeto de Iniciação Científica. Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília – FAU/UnB, 2018/2019.

BRANDÃO, C. A. L. Linguagem e Arquitetura: o problema do conceito. Interpretar Arquitetura. Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 1-8, 2001.

CHAIM, Giselle. O Mestre, a madeira e a habitação / Residências de Zanine Caldas em Brasília 1963 – 1985. Dissertação de Mestrado. Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília - FAU/UnB, 2016.

GARCIA, Cláudia da Conceição. Os Desígnios da Arquitetura: sobre a qualificação estética do desenho. Tese de Doutorado. Orientador: Matheus Gorovitz. Brasília: PPG-FAU/UnB – Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, 2009.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A Retórica da Perda: os discursos do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; IPHAN, 1996

KING, Ross. O domo de Brunelleschi. Tradução de S. Duarte. Rio de Janeiro: Record, 2013

KRUFT, H-W. A History of Architectural Theory. Tradução de R. Taylor, E. Callander e A. Wood. New York: Princeton Architectural Press, 1994.

SCHLEE, Andrey; MEDEIROS, Ana Elisabete; FERREIRA, Oscar. Dissociação, Fragmentação e União – A experiência do Ensino de Técnicas Retrospectivas. In: Anais do I PROJETAR. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, 2003.

SCOPEL, Vanessa; MOTTA, Juliana. Redesenho em análise: a casa do Brasil. O redesenho como prática de pesquisa histórica em arquitetura. In: Anais do IV ENANPARQ Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. Porto Alegre, 2016.

THEODORO, J. H., Autora e Co-autora. Ceci Revivra Cela - O Papel do Registro Digital e Impresso no resgate da Obra de Zanine Caldas em Brasília. Artigo Final - ProIC - Programa de Iniciação Científica. Brasília: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília - FAU/UnB, 2017.

Downloads

Publicado

13-05-2019

Como Citar

MEDEIROS, A. E. de A.; CHAIM, G. M. C. ARQUITETURA POR ESCRITO: O (RE)DESENHO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 40–52, 2019. DOI: 10.21680/2448-296X.2019v4n1ID16904. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16904. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ENSINO