O CONTEÚDO TECNOLÓGICO-CONSTRUTIVO NO ATELIER DE ENSINO DE PROJETO

ANÁLISE EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR.

Autores

  • Renato Medeiros UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2019v4n1ID17272

Palavras-chave:

projeto de arquitetura, ensino de projeto

Resumo

Este artigo apresenta partes dos resultados de uma pesquisa de doutorado que tratou da relação entre a concepção do projeto no ensino de Arquitetura e sua integração com o conteúdo tecnológico-construtivo, tendo em vista a importância da compreensão da materialização do artefato arquitetônico desde as fases iniciais do projeto. Buscou-se compreender a inserção dos conhecimentos relacionados às questões construtivas na concepção de projetos no atelier de ensino de arquitetura, no sentido de buscar promover uma melhor integração de conteúdos e gerar maior reflexão no processo projetual. A pesquisa foi desenvolvida nos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e durante um estágio doutoral tipo sanduiche, na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (FA-UL), em Portugal. No campo da sala de aula, afirma-se, ao final dessa investigação, que os estudos de caso demonstraram a importância do planejamento didático e clareza da definição de objetivos a serem alcançados nos ateliers de projeto. A identificação ou clareza quanto ao conteúdo dos produtos a serem entregues funciona como o estabelecimento de metas para os participantes, sejam eles professores ou alunos. A análise dos processos de ensino-aprendizagem demonstrou que também deve ser estimulado o uso do pensamento divergente e não convergente, a fim de tratar a arquitetura como um sistema, como já apontado por Boudon et al (2001), Cox (2005) e Deplazes (2010).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MEDEIROS, Renato de. O ensino, a concepção do projeto de arquitetura e a aplicação dos conteúdos tecnológicos: análise em duas Instituições de Ensino Superior. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

Downloads

Publicado

13-05-2019

Como Citar

MEDEIROS, R. O CONTEÚDO TECNOLÓGICO-CONSTRUTIVO NO ATELIER DE ENSINO DE PROJETO: ANÁLISE EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 25–39, 2019. DOI: 10.21680/2448-296X.2019v4n1ID17272. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/17272. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ENSINO