A APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DA DISCIPLINA DE PROJETO DE ARQUITETURA NA PUCPR, CURITIBA

Autores

  • MOARA ZUCCHERELLI PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2019v4n2ID17345

Palavras-chave:

ENSINO, PROJETO DE ARQUITETURA, APRENDIZAGEM ATIVA

Resumo

O presente artigo relata um experimento didático realizado na disciplina de Projeto de Arquitetura IV, no 3º. ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, em Curitiba, durante o segundo semestre de 2018. O objetivo foi propor novas abordagens e procedimentos na disciplina – a utilização de Análise de Referências como ferramenta de grande importância no ensino-aprendizagem de projeto - e, para tanto, utilizar estratégias de Metodologia Ativa – neste caso, Sala de Aula Invertida e Estudo de Caso -, tendência que promove a motivação e o engajamento dos estudantes em uma aprendizagem mais efetiva. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo foi o redesenho da disciplina, com a montagem de um plano de ensino que assegurasse estratégias para a aprendizagem ativa e que apresentasse, de forma clara e objetiva, os resultados de aprendizagem, as habilidades e as competências esperadas. As mudanças foram aplicadas na disciplina e os resultados foram observados, registrados e analisados para possível ajuste ou reformulação futura. A experiência proporcionou levantar pontos positivos e pontos que precisam de atenção contínua na aplicação dos diferentes modelos de ensino. Este estudo pretende contribuir para a promoção de melhorias no ensino da disciplina de projeto e, por consequência, para a qualidade das nossas cidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Ed. Petrópolis: Vozes. 2011.

CHING, F.D.K. Arquitetura de interiores. São Paulo: Ed. Artmed, 2006.

CORDIVIOLA, A. R. Notas sobre o saber projetar. Arquitextos, Texto Especial nº 103. São Paulo, Portal Vitruvius, outubro 2001. Disponível em http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp103.asp. Acesso em 20 de fevereiro de 2019.

LARA, F. L.; MARQUES, S. O projeto do projeto. Arquitextos, São Paulo, ano 04, n. 045.00, Vitruvius, fev. 2004. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.045/604. Acesso em 20 de fevereiro de 2019.

MARTINEZ, A. C. Ensaio sobre o projeto. Brasília: Ed. da UnB, 2000.

NEVES, L.P. Adoção do partido na arquitetura. Salvador: Ed. Da UFBA, 1998.

PIÑON, H. Teoria do Projeto. Porto Alegre: Ed. Livraria do Arquiteto, 2007.

RUFINONI, M.R. Novos e velhos desafios no ensino de projeto arquitetônico: caminhos para a formação de uma consciência crítica. Revista Sinergia (CEFETSP), São Paulo, v. 04, n.1, jan. 2002.

SILVA, E. Uma introdução ao projeto arquitetônico. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2006.

SPRICIGO, B. C.; MANFFRA, F. E.; SAROYAN, A. A course design workshop as a possible path from a content-centered to a learning-centered teaching. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 17, n. 52, abr./jun. 2017 PUCPR. Disponível em http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.DS02. Acesso em 14 de março de 2019.

SPRICIGO, B.C. Estudo de caso como abordagem de ensino. PUCPR. Disponível em https://www.pucpr.br/wp-content/uploads/2017/10/estudo-de-caso-como-abordagem-de-ensino.pdf. Acesso em 14 de março de 2019.

UNWIN, S. A análise da Arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2013.

Downloads

Publicado

18-09-2019

Como Citar

ZUCCHERELLI, M. A APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DA DISCIPLINA DE PROJETO DE ARQUITETURA NA PUCPR, CURITIBA. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 36–47, 2019. DOI: 10.21680/2448-296X.2019v4n2ID17345. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/17345. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

ENSINO