A APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DA DISCIPLINA DE PROJETO DE ARQUITETURA NA PUCPR, CURITIBA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2019v4n2ID17345Palabras clave:
ENSINO, PROJETO DE ARQUITETURA, APRENDIZAGEM ATIVAResumen
O presente artigo relata um experimento didático realizado na disciplina de Projeto de Arquitetura IV, no 3º. ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, em Curitiba, durante o segundo semestre de 2018. O objetivo foi propor novas abordagens e procedimentos na disciplina – a utilização de Análise de Referências como ferramenta de grande importância no ensino-aprendizagem de projeto - e, para tanto, utilizar estratégias de Metodologia Ativa – neste caso, Sala de Aula Invertida e Estudo de Caso -, tendência que promove a motivação e o engajamento dos estudantes em uma aprendizagem mais efetiva. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo foi o redesenho da disciplina, com a montagem de um plano de ensino que assegurasse estratégias para a aprendizagem ativa e que apresentasse, de forma clara e objetiva, os resultados de aprendizagem, as habilidades e as competências esperadas. As mudanças foram aplicadas na disciplina e os resultados foram observados, registrados e analisados para possível ajuste ou reformulação futura. A experiência proporcionou levantar pontos positivos e pontos que precisam de atenção contínua na aplicação dos diferentes modelos de ensino. Este estudo pretende contribuir para a promoção de melhorias no ensino da disciplina de projeto e, por consequência, para a qualidade das nossas cidades.
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