DO EDIFÍCIO À CIDADE
RESILIÊNCIA DOS ARQUITETOS EM RECIFE/BRASIL (2000-2019)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2019v4n2ID18123Palavras-chave:
arquiteto; edifício vertical; cidade; projeto-urbano; coletivosResumo
Na virada do século XXI, no campo do saber erudito e no ideário do cidadão comum, revela-se um movimento de resistência à deterioração da arquitetura, da paisagem da cidade e da qualidade de vida do cidadão. Nesse percurso intelectual, ocorrem importantes redefinições conceituais que perpassam o conjunto da sociedade indo da gestão pública e academia até as atividades e expressões ditas do cotidiano da cidade. Nesse contexto, o texto fala de uma nova forma de ser arquiteto e fazer arquitetura e argumenta que isso pressupõem a reformulação do ensino da arquitetura, assim como, uma reinterpretação da política e da forma de se fazer pertencer à cidade. No início desse século, portanto, ao mesmo tempo que se caracteriza uma certa crise na profissão de arquiteto, parece se consolidar um novo território de atuação profissional fruto da reincorporação da atividade de projetar ao campo da política, entendida aqui, como manifestação plural, pois saturada de temas do cotidiano urbano.
Downloads
Referências
CASTELLS (1983), Manuel. A Questão Urbana. São Paulo: Editora Paz e Terra.
FERREIRA DOS SANTOS (1985), Carlos Nelson. Quando a Rua vira Casa. São Paulo: Ed. Projeto. 3ª edição.
JACOBS(2011), Jane. Morte e Vida de Grandes Cidades. São Paulo: Martins Fontes. 3ª edição.
ROSSI, Aldo (2001). A Arquitetura da Cidade. São Paulo: Martins Fontes.
MOTTA (1991), Enio Laprovitera. Um Novo Saber Militante. Recife: MDU, Dissertação de Mestrado.
NESBITT (2014), Kate. Uma Nova Agenda para a Arquitetura: Antologia Teórica (1965-1995). São Paulo: COSACNAIFY.
NORBERG-SCHULZ, Christian. ”O Fenômeno do Lugar” in NESBITT (2014), Kate. Uma Nova Agenda para a Arquitetura: Antologia Teórica (1965-1995). São Paulo: COSACNAIFY.
SADER(1988), Eder. Quando Novos Personagens Entraram em Cena. São Paulo: Martins Fontes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.