ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA EM CONTEXTO PAULISTA

Autores

  • Maria Isabel Imbronito Universidade São Judas Tadeu / Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Adilson Costa Macedo USJT
  • Fabio Henrique da Costa Xavier

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2019v4n2ID18334

Palavras-chave:

arquitetura escolar; espaço e ensino infantil; pedagogia da escuta.

Resumo

Este artigo relata uma investigação na área da Arquitetura e sua relação com a Pedagogia visando analisar o espaço físico de uma escola de educação infantil. Definiu-se tomar como referência as escolas do sistema de ensino italiano de Reggio Emilia, cujo principal educador é Loris Malaguzzi, devido à estreita relação com a arquitetura e com a cidade que o método estabelece. Com base no estudo de bibliografia especializada sobre as escolas de Reggio Emilia, no que se refere à origem da abordagem, à proposta pedagógica, à especificidade dos espaços das escolas e à relação com a comunidade, foram elencadas as necessidades programáticas, os elementos físicos e alguns aspectos de natureza qualitativa que dão base aos espaços das escolas. Na sequência, foi selecionada a Creche e Escola de Educação Infantil Almerinda Pereira Chaves (CEEIAPC), que pertence à Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho (FAACG) e se localiza na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo, como estudo de caso da transposição da abordagem de Reggio Emilia a um contexto brasileiro. Foram feitas entrevistas e visita ao local para levantamento da linha adotada, dos espaços utilizados e das iniciativas tomadas pela escola para a adequação dos espaços pré-existentes à proposta pedagógica da creche.

PALAVRAS-CHAVE: arquitetura escolar; espaço e ensino infantil; pedagogia da escuta.

 

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Referências

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Publicado

18-09-2019

Como Citar

IMBRONITO, M. I.; MACEDO, A. C.; XAVIER, F. H. da C. ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA EM CONTEXTO PAULISTA. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 61–75, 2019. DOI: 10.21680/2448-296X.2019v4n2ID18334. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18334. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

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