ELIMINAR ou AMPLIAR barreiras?

Uma reflexão sobre como os professores de projeto de arquitetura percebem a criatividade discente

Autores

  • Gleice Azambuja Elali Editora Adjunta docente CAU/PPGAU/PPgPsi - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2016v1n1ID18494

Palavras-chave:

criatividade; projeto arquitetônico; percepção docente.

Resumo

Entendendo a elaboração de um projeto de arquitetura em âmbito acadêmico como um processo de diálogo entre o estudante
e suas próprias ideias - e um momento especialmente favorável ao desenvolvimento de suas habilidades criativas -, este artigo
reflete sobre a percepção de docentes de projeto arquitetônico sobre a criatividade dos alunos. A pesquisa, realizada por meio de
entrevistas, teve como pontos de partida trabalhos anteriores da autora os quais indicam o potencial do professor na estimulação
da criatividade dos estudantes. O estudo mostrou que os professores associam aos alunos criativos características positivas e
negativas, mantendo sentimentos ambivalentes em relação a eles. Além disso, embora pedagogicamente seja relevante que o docente
se abra ao novo, na prática educativa isso não é simples, pois a estrutura curricular e as exigências sobre a docência tendem
a engessar as atividades em sala de aula, gerando mecanismos qu e dificultam a atividade criativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleice Azambuja Elali, Editora Adjunta docente CAU/PPGAU/PPgPsi - UFRN

Professora Associada da UFRN, atuando na área de Projeto de Arquitetura, Percepção Ambiental e Psicologia Ambiental.

Acesso currículo lattes:

http://lattes.cnpq.br/3061713076071714

Referências

ALENCAR, E. M. Criatividade. Brasília: Editora UnB, 1995.

ALENCAR, E. M. Psicologia da Criatividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

ALENCAR, E. M.; FLEITH, D. M. S. Criatividade na educação superior: fatores inibidores. Avaliação Psicológica, 15 (2), 2010. P. 201-206.

ALENCAR, E. M.; FLEITH, D. M. S. Criatividade: múltiplas perspectivas. Brasília: EdUnB (3ª. edição), 2009.

ALENCAR, E.; FLEITH, D. Contribuições teóricas recentes ao estudo da criatividade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 19 (1), jan/abril, 2003, pp. 1-8.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.

BOUTINET, J. P. Antropologia do projeto. Porto Alegre: ARTMED, 2002.

BROADBENT, G.. Design in architecture: Architecture and the human sciences. New York, USA: John Wiley & Sons, 1973.

ELALI, G. A. Criar ou não criar, eis a questão: breve discussão sobre o papel da criatividade no projeto de arquitetura. In: VI PROJETAR.

Anais do VI Projetar. Salvador: EdUFBA, 2013, p. 1-18.

ELALI, G. A. Múltiplas inteligências e estimulação da criatividade: uma experiência do uso da narrativa para fomentar o projeto arquitetônico.

In: V PROJETAR. Anais do V Projetar. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2011, p. 1-16.

HARRIS, R.; HALL, A. E Creativity and the need for associative novelty. Canadian Journal of Psychology / Revue canadienne de psychologie, v. 24(2),

Apr 1970, 90-97.

KELLER-MATHERS, S. Building passion and potential for creative learning in Higher Educations. Collected Essays on Teaching and Learning,

Vol. IV, 2011, pp.1-6.

KIM, K. H. Measurements, causes, and effects of creativity. Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, n. 4, 2010. P. 131-135.

LAWSON, Bryan. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

LUBART, T. Psicologia da criatividade. Porto Alegre: ARTMED, 2007.

MURDOCK, M. C.; PUCCIO, G. J. A contextual organizer for conducting creativity resarch. In: ISAKSERN, S.G.; MURDOCK, M.C.; FIRESTIEN, R.

L.; TREFFINGER, D.J. (Orgs.) Understandxing and recognizing creativity: the emergence of a discipline. New Jersey: Ablex public, 1993.

OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2005.

PRIETO, M. D.; SOTO, G.; VIDAL, M. C. F. El aula como espacio creativo. In: PISKE, F.; BAHIA, S. (Coord.) Criatividade na escola. Curitiba:

Juruá, 2013. P. 33-50.

RHODES, M. An analysis of creativity. Phi Delta Kappan, 42 (7), 1961, pp.305-310.

RUNCO, M. A.; PAGNINI, A. R. Psychological research on creativity. In: SEFTON-GREEEN, J.; THOPSO, P.; JONES, K.; BRESLER, L. (Orgs.). The

Routledge international Handbook of Creativity Learning. Hoboken: Taylor & Francis, 2011, pp. 63-71.

SCHÖN, D.. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

WEISBERG, R. Creativity: Genius and Other Myths. New York: Freeman Press, 1986.

WINNICOTT, D. W. O gesto espontâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Downloads

Publicado

02-05-2016

Como Citar

ELALI, G. A. ELIMINAR ou AMPLIAR barreiras? : Uma reflexão sobre como os professores de projeto de arquitetura percebem a criatividade discente. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 34–40, 2016. DOI: 10.21680/2448-296X.2016v1n1ID18494. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18494. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

ENSINO