ELIMINAR ou AMPLIAR barreiras?

Uma reflexão sobre como os professores de projeto de arquitetura percebem a criatividade discente

Autores

  • Gleice Azambuja Elali Editora Adjunta docente CAU/PPGAU/PPgPsi - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2016v1n1ID18494

Palavras-chave:

criatividade; projeto arquitetônico; percepção docente.

Resumo

Entendendo a elaboração de um projeto de arquitetura em âmbito acadêmico como um processo de diálogo entre o estudante
e suas próprias ideias - e um momento especialmente favorável ao desenvolvimento de suas habilidades criativas -, este artigo
reflete sobre a percepção de docentes de projeto arquitetônico sobre a criatividade dos alunos. A pesquisa, realizada por meio de
entrevistas, teve como pontos de partida trabalhos anteriores da autora os quais indicam o potencial do professor na estimulação
da criatividade dos estudantes. O estudo mostrou que os professores associam aos alunos criativos características positivas e
negativas, mantendo sentimentos ambivalentes em relação a eles. Além disso, embora pedagogicamente seja relevante que o docente
se abra ao novo, na prática educativa isso não é simples, pois a estrutura curricular e as exigências sobre a docência tendem
a engessar as atividades em sala de aula, gerando mecanismos qu e dificultam a atividade criativa.

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Biografia do Autor

Gleice Azambuja Elali, Editora Adjunta docente CAU/PPGAU/PPgPsi - UFRN

Professora Associada da UFRN, atuando na área de Projeto de Arquitetura, Percepção Ambiental e Psicologia Ambiental.

Acesso currículo lattes:

http://lattes.cnpq.br/3061713076071714

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Publicado

02-05-2016

Como Citar

ELALI, G. A. ELIMINAR ou AMPLIAR barreiras? : Uma reflexão sobre como os professores de projeto de arquitetura percebem a criatividade discente. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 34–40, 2016. DOI: 10.21680/2448-296X.2016v1n1ID18494. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18494. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ENSINO