ELIMINAR ou AMPLIAR barreiras?
Uma reflexão sobre como os professores de projeto de arquitetura percebem a criatividade discente
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2016v1n1ID18494Palabras clave:
criatividade; projeto arquitetônico; percepção docente.Resumen
Entendendo a elaboração de um projeto de arquitetura em âmbito acadêmico como um processo de diálogo entre o estudante
e suas próprias ideias - e um momento especialmente favorável ao desenvolvimento de suas habilidades criativas -, este artigo
reflete sobre a percepção de docentes de projeto arquitetônico sobre a criatividade dos alunos. A pesquisa, realizada por meio de
entrevistas, teve como pontos de partida trabalhos anteriores da autora os quais indicam o potencial do professor na estimulação
da criatividade dos estudantes. O estudo mostrou que os professores associam aos alunos criativos características positivas e
negativas, mantendo sentimentos ambivalentes em relação a eles. Além disso, embora pedagogicamente seja relevante que o docente
se abra ao novo, na prática educativa isso não é simples, pois a estrutura curricular e as exigências sobre a docência tendem
a engessar as atividades em sala de aula, gerando mecanismos qu e dificultam a atividade criativa.
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