As pesquisas sobre o processo de projeto em arquitetura

argumentos para reflexão

Autores

  • Doris Kowaltowski FEC-UNICAMP
  • Daniel Moreira Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2016v1n1ID18495

Palavras-chave:

pesquisa em arquitetura, métodos de projeto, design studies.

Resumo

Este estudo apresenta uma discussão sobre os métodos de projeto em arquitetura com os seguintes objetivos: a) Levantar o histórico
da discussão de pesquisa em arquitetura, especificamente sobre o processo de projeto e os métodos de projeto; b) Elencar
as orientações apresentadas na literatura que definem o que é pesquisa em arquitetura; c) Identificada a importância histórica e
seminal da revista Design Studies, será apresentada uma revisão sistemática dos artigos publicados nos 20 últimos anos da revista
e, assim, conhecer as pesquisas disponíveis sobre processo de projeto em arquitetura; e d) Serão elencados os principais autores,
temas levantados na revisão sistemática. As questões respondidas são: existem questões urgentes em arquitetura que pedem
por respostas? Temos a obrigação de estuda-las? Existe uma agenda de investigação? Podemos identificar instituições, grupos de
pesquisa ou temas que respondem aos anseios científicos na área? As expectativas das pesquisas em projeto são atendidas pelos
trabalhos divulgados em Design Studies? A partir destas respostas surgem indagações particulares ao nosso contexto, como, por
exemplo, se a pesquisa em processo de projeto no Brasil é dedicada aos mesmos temas identificadas nos trabalhos do Design
Studies? São questões importantes para a construção do conhecimento em projeto, pois permitem definir quais rumos a pesquisa
em arquitetura pode seguir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALCANTARA, D. DE. Reflexões sobre o processo de concepção arquitetônica para a prática do ensino de projeto. PROJETAR 2005. Anais... In: II

SEMINÁRIO SOBRE ENSINO E PESQUISA EM PROJETO DE ARQUITETURA. Rio de Janeiro, RJ: 2005.

AMORIM, F. P.; RHEINGANTZ, P. A. O processo de avaliação e sua importância no ensino de projeto de arquitetura. PROJETAR 2005. Anais...

In: II SEMINÁRIO SOBRE ENSINO E PESQUISA EM PROJETO DE ARQUITETURA. Rio de Janeiro, RJ: 2005.

BAYAZIT, N. Investigating design: a review of forty years of design research. Design Issues, v. 20, n. 1, p. 16–29, jan. 2004.

BROADBENT, G.; WARD, A. (EDS.). Metodologia del diseño arquitectonico. Barcelona: Gustavo Gili, 1971.

CELANI, M. G. C. Recuperando o Tempo Perdido: por que recusamos o método e como ele ainda poderia nos ajudar. PROJETAR 2003, 1. seminário

nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura. Anais... In: PROJETAR 2003, 1. SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO

E PESQUISA EM PROJETO DE ARQUITETURA. Natal, RN: 10 out 2003.

CHAI, K.-H.; XIAO, X. Understanding design research: A bibliometric analysis of Design Studies (1996–2010). Design Studies, v. 33, n.

, p. 24–43, jan. 2012.

CHECKLAND, P.; HOLWELL, S. Action research: its nature and validity. Systemic Practice and Action Research, v. 11, n. 1, p. 9–21, 1998.

CHRISTIAANS, H. Design Knowing and Learning: Cognition in Design Education: C. Eastman, M. McCracken, W. Newstetter (eds.), Elsevier,

Oxford (2001) 318 pp., £60, ISBN 008 0438687. Design Studies, v. 23, n. 4, p. 433–434, jul. 2002.

CHRISTIAN, D. World history in context. Journal of World History, v. 14, n. 4, p. 437–458, 2003.

CROSS, N. Developments in Design Methodology. 1 edition ed. Chichester ; New York: Wiley, 1984.

CROSS, N. Design as a discipline DESIGNING DESIGN (RESEARCH) 3. Anais...: Designing Design (Research) 3 : The Inter-disciplinary Quandary.

De Montfort University: 13 jul. 2015. Disponível em: <http://nelly.dmu.ac.uk/4dd/DDR3-Cross.html>

CROSS, N. Design research: methods and perspectives, Brenda Laurel (Ed.). MIT Press, Cambridge, MA (2003), ISBN: 0 262 12263 4.

Design Studies, v. 26, n. 1, p. 97, jan. 2005.

CROSS, N.; LAWSON, B. Studying outstanding designers. In: Gero, J., Bonnardel (eds.) Studying Designers. Sydney, Australia: University of

Sydney, 2005. p. 283–287.

CROSS, N. Designerly Ways of Knowing. 1 edition ed. Boston, MA: Birkhäuser Architecture, 2007.

DENYER, D.; TRANFIELD, D. Producing a systematic review. In: The Sage Handbook of Organizational research Methods. London, UK: SAGE

Publications Ltd, 2009.

DORST, K. Design research: a revolution-waiting-to-happen. Design Studies, v. 29, n. 1, p. 4–11, jan. 2008.

DUARTE, C. R. et al. Projeto e Metáfora: Explorando Ferramentas de Análise do Espaço Construído. PROJETAR 2005. Anais... In: II SEMINÁRIO

SOBRE ENSINO E PESQUISA EM PROJETO DE ARQUITETURA. RIO DE JANEIRO, RJ: 2005.

FLORIO, W. Criatividade, Cognição e Processo de Projeto: uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem. 4. PROJETAR 2009. Anais... In: PROJETO

COMO INVESTIGAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E PRÁTICA. São Paulo, SP: 2009.

FRASER, M. (ED.). Design Research in Architecture: An Overview. New edition edition ed. Burlington: Ashgate Pub Co, 2014.

GALLE, P.; KROES, P. Science and design: identical twins? Design Studies, v. 35, n. 3, p. 201–231, 2014.

GREGORY, S. A. The design method. London: Butterworths, 1966.

GROAT, L. N.; WANG, D. Architectural research methods. 2. edition ed. New York, USA: Wiley, 2013.

JONES, J. C. Design Methods. 2 edition ed. New York: Wiley, 1992.

LASSANCE, G. O Projeto como Argumento: Consequências para o Ensino e para a Pesquisa em Arquitetura. PROJETAR 2005. Anais... In: II

SEMINÁRIO SOBRE ENSINO E PE SQUISA EM PROJETO DE ARQUITETURA. Rio de Janeiro, RJ: 2005.

LAUREL, B. (ED.). Design Research: Methods and Perspectives. First Edition edition ed. Cambridge, Mass: The MIT Press, 2003.

LAWSON, B. Design Research in Architecture: An Overview. Design Studies, v. 36, p. 125–130, jan. 2015.

PLOWRIGHT, P. Revealing Architectural Design: Methods, Frameworks and Tools. 1 edition ed. London ; New York: Routledge, 2014.

RHEINGANTZ, P. A. Autonomia e Autoavaliação no Atelier de Projeto de Arquitetura. 6. PROJETAR 2013. Anais... In: O PROJETO COMO INSTRUMENTO

PARA A MATERIALIZAÇÃO DA ARQUITETURA: ENSINO, PESQUISA E PRÁTICA. Salvador, BA: 2013

RITTEL, H. W. J.; WEBBER, M. M. Dilemmas in a general theory of planning. Policy Sciences, v. 4, n. 2, p. 155–169, 1973.

RITTEL, H. W. J.; WEBBER, M. M. Wicked problems. Man-made Futures, v. 26, n. 1, p. 272–280, 1974.

SLANN, P. A. Foreword. In: JONES, J. C.; THORNLEY, D. G. (Eds.). Conference on design methods. Oxford: Pergamon Press, 1963. p. xi–xii.

TRIPP, D. H. Case Study Generalisation: An Agenda for Action. British Educational Research Journal, v. 11, n. 1, p. 33–43, 1 jan. 1985.

VAN DER VOORDT, T. J. M.; VAN WEGEN, H. B. R. Architecture in Use: an introduction to the programming, design and evaluation of buildings.

Oxford: Architectural Press, 2005.

VELOSO, M.; MARQUES, S. A pesquisa como elo entre prática e teoria do projeto: alguns caminhos possíveis. Vitruvius, v. 0.88.8, n. set. 2007.

VELOSO, M.; TINOCO, M. Pesquisar para projetar: uma reflexão acerca da pesquisa na área de projeto de arquitetura no Brasil. PROJETAR

Anais... In: II SEMINÁRIO SOBRE ENSINO E PESQUISA EM PROJETO DE ARQUITETURA. Rio de Janeiro, RJ: 2005.

Downloads

Publicado

02-05-2016

Como Citar

KOWALTOWSKI, D.; MOREIRA, D. As pesquisas sobre o processo de projeto em arquitetura: argumentos para reflexão. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 42–52, 2016. DOI: 10.21680/2448-296X.2016v1n1ID18495. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18495. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA