A pesquisa no campo de projeto de arquitetura e urbanismo no Brasil na perspectiva dos Seminários PROJETAR 2003-2013
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2016v1n1ID18496Palavras-chave:
arquitetura, urbanismo, projeto, pesquisa científica.Resumo
Neste texto, discute-se a evolução das investigações científicas que se dizem vinculadas à linha de pesquisa em projeto de arquitetura
e/ou urbanismo no Brasil nos últimos 12 anos, a partir da produção intelectual apresentada desde a primeira edição do
Seminário PROJETAR em Natal/2003, evento que tem como foco principal de discussão o ensino, a pesquisa e a prática profissional
neste campo. Buscando compreender o que e como se produz cientificamente neste campo, questionam-se: Quais os recortes
temáticos e os principais objetos de análise? Que suportes teóricos e metodológicos fundamentam essas pesquisas? São mesmo
pesquisas sobre o projeto ou que visam lhe dar suporte? Mas o que é uma pesquisa em projeto? E como se distingue das outras
áreas de conhecimento da Arquitetura? Essa discussão terá como bases principais a revisão da restrita literatura sobre este tema
e a análise dos artigos constantes dos anais das seis edições anteriores dos Seminários PROJETAR (2003, 2005, 2007, 2009, 2011,
2013). As análises dos dados levantados permitiram concluir que ainda persistem divergências conceituais e metodológicas importantes
no que se entende como pesquisa neste campo específico do conhecimento, assim como a hegemonia das discussões
sobre o ensino do projeto em nível de graduação (formação profis sional) no âmbito dos Seminários PROJETAR.
Downloads
Referências
CHUPIN, J.P. Les prochaines 40 années : le doctorat en architecture à la charnière des enjeux disciplinaires e professionnels. Trames. n.
Architecture et Modernité. pp.121-144, 2004.
BOUTINET, J.P. Antropologia do Projeto. Porto Alegre: Artmed, 2000. Trad.
CAPES. Documento de Área 2013, Arquitetura, Urbanismo e Design. Disponível no http://capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/
Docs_de_area/Arquitetura_Urbanismo_e_Design_doc_area_e_comiss%C3%A3o_16out.pdf
LAWSON, B. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
LIMA, A.G. et al. Indicadores da Pesquisa Acadêmica em áreas de prática projetual. In. V PROJETAR 2011, Anais... Belo Horizonte. v.1, s/p., 2011.
MALARD, M.L. Alguns problemas de projeto ou de ensino de arquitetura. Disponível em http://www.arq.ufmg.br/eva/art006.pdf. Acessado
em maio/2015.
VELOSO, M. ; ELALI, G.A. Por uma formação mais qualificada do professor de projeto de arquitetura no Brasil. In. PROJETAR 2003. Anais...
Natal, v.1, s/p., 2003.
VELOSO, M.; MARQUES, S. A pesquisa como elo entre teoria e prática do projeto: alguns caminhos possíveis. Arquitextos, São Paulo, ano
, n. 088.8, Vitruvius, set. 2007 <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/08.088/211>.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.