A pesquisa no campo de projeto de arquitetura e urbanismo no Brasil na perspectiva dos Seminários PROJETAR 2003-2013

Autores

  • Maísa Veloso Editora-Chefe Revista PROJETAR CT/UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2016v1n1ID18496

Palavras-chave:

arquitetura, urbanismo, projeto, pesquisa científica.

Resumo

Neste texto, discute-se a evolução das investigações científicas que se dizem vinculadas à linha de pesquisa em projeto de arquitetura
e/ou urbanismo no Brasil nos últimos 12 anos, a partir da produção intelectual apresentada desde a primeira edição do
Seminário PROJETAR em Natal/2003, evento que tem como foco principal de discussão o ensino, a pesquisa e a prática profissional
neste campo. Buscando compreender o que e como se produz cientificamente neste campo, questionam-se: Quais os recortes
temáticos e os principais objetos de análise? Que suportes teóricos e metodológicos fundamentam essas pesquisas? São mesmo
pesquisas sobre o projeto ou que visam lhe dar suporte? Mas o que é uma pesquisa em projeto? E como se distingue das outras
áreas de conhecimento da Arquitetura? Essa discussão terá como bases principais a revisão da restrita literatura sobre este tema
e a análise dos artigos constantes dos anais das seis edições anteriores dos Seminários PROJETAR (2003, 2005, 2007, 2009, 2011,
2013). As análises dos dados levantados permitiram concluir que ainda persistem divergências conceituais e metodológicas importantes
no que se entende como pesquisa neste campo específico do conhecimento, assim como a hegemonia das discussões
sobre o ensino do projeto em nível de graduação (formação profis sional) no âmbito dos Seminários PROJETAR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maísa Veloso, Editora-Chefe Revista PROJETAR CT/UFRN

Maísa Veloso é professora titular da UFRN. Atua na área de Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Coordena o Grupo de Pesquisa PROJETAR, fundador do evento e da Revista de mesmo nome.

Referências

CHUPIN, J.P. Les prochaines 40 années : le doctorat en architecture à la charnière des enjeux disciplinaires e professionnels. Trames. n.

Architecture et Modernité. pp.121-144, 2004.

BOUTINET, J.P. Antropologia do Projeto. Porto Alegre: Artmed, 2000. Trad.

CAPES. Documento de Área 2013, Arquitetura, Urbanismo e Design. Disponível no http://capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/

Docs_de_area/Arquitetura_Urbanismo_e_Design_doc_area_e_comiss%C3%A3o_16out.pdf

LAWSON, B. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

LIMA, A.G. et al. Indicadores da Pesquisa Acadêmica em áreas de prática projetual. In. V PROJETAR 2011, Anais... Belo Horizonte. v.1, s/p., 2011.

MALARD, M.L. Alguns problemas de projeto ou de ensino de arquitetura. Disponível em http://www.arq.ufmg.br/eva/art006.pdf. Acessado

em maio/2015.

VELOSO, M. ; ELALI, G.A. Por uma formação mais qualificada do professor de projeto de arquitetura no Brasil. In. PROJETAR 2003. Anais...

Natal, v.1, s/p., 2003.

VELOSO, M.; MARQUES, S. A pesquisa como elo entre teoria e prática do projeto: alguns caminhos possíveis. Arquitextos, São Paulo, ano

, n. 088.8, Vitruvius, set. 2007 <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/08.088/211>.

Downloads

Publicado

14-08-2019

Como Citar

VELOSO, M. A pesquisa no campo de projeto de arquitetura e urbanismo no Brasil na perspectiva dos Seminários PROJETAR 2003-2013. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 53–58, 2019. DOI: 10.21680/2448-296X.2016v1n1ID18496. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18496. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA