CONHECIMENTO, ANÁLISE E CRÍTICA DE ARQUITETURA
APORTES DE GASTON BACHELARD E MARTIN HEIDEGGER
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2016v1n3ID18841Palavras-chave:
Análise da forma;, crítica de arquitetura; fenomenologiaResumo
O presente artigo visa equacionar um determinado processo de construção de conhecimento em arquitetura – a análise da forma,
partindo-se da premissa que a decomposição de uma edificação em partes, ou aspectos, não é capaz de desvendar a essência do
projeto arquitetônico, nem tampouco restituir sua ambiência. Ainda que nesse processo de investigação se considere as reflexões
produzidas sobre uma obra icônica, a exemplo da Casa das Canoas, o contato com as proposições de Gaston Bachelard e Martin
Heidegger apresenta-se como relevante possibilidade para: 1) colocar em xeque os pressupostos metodológicos utilizados pela análise
morfológica; 2) apreender os significados sobre a obra expressos pela crítica na década de 1950; 3) enunciar as intenções projetuais
desta realização de Oscar Niemeyer valendo-se das contribuições de Bachelard e Heidegger.
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