CONHECENDO MODOS DE MORAR PARA PROJETAR HIS:

UMA EXPERIÊNCIA DE ATELIER

Autores

  • Mariana Bonates UFPB
  • Bruna Lopes Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Ivanilson Pereira Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2019v4n3ID18984

Palavras-chave:

modos de morar; habitação de interesse social; processo de projeto; avaliação pós-ocupação; consciência espacial

Resumo

Este trabalho teve como objetivo apresentar uma experiência didática e, sobretudo, discutir as contribuições e reflexões que a investigação relativa à organização espacial e ao arranjo mobiliário nas moradias em um conjunto habitacional revelou no tocante aos modos de morar, embasando as decisões no processo projetual de um grupo de estudantes na turma da disciplina Projeto de Arquitetura III. Optou-se em realizar uma Avaliação Pós-Ocupação (APO) para investigar a distribuição espacial dos mobiliários e suas implicações na funcionalidade das unidades. Juntamente com a APO, estabeleceu-se um diálogo com alguns critérios de análise de projeto, segundo método formulado por Alexander Klein. Adotando-se ferramentas como o levantamento de dados projetuais em órgãos públicos, a aplicação de questionários com os usuários e a observação direta da ocupação do espaço com a elaboração de croquis do arranjo interno da moradia, foi possível apreender a realidade de uso e apropriação do espaço residencial. Os principais problemas de ocupação identificados foram: o excesso e a alocação inadequada dos móveis, bem como suas grandes dimensões. Constatou-se, ainda, que as apropriações nem sempre estão relacionadas com a composição familiar, pois dependem das necessidades familiares e de uma chamada consciência espacial que se relaciona ao modo como o espaço é percebido por cada indivíduo. Com isso, alguns estudantes puderam estabelecer decisões de projeto que atendessem à realidade apreendida, a partir de um olhar mais sensível aos diversos modos de morar, suficientemente complexos em função das várias formas de apropriação do espaço residencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Bonates, UFPB

UFPB

Referências

BEVILACQUA, Marco Giorgio. Alexander Klein and the existenzminimum: a ‘scientific’ approach to design techniques. In: Nexus Network Journal, v.3, nº2, 2011, pp.297-313.

BOUERI, J. J. Recomendações Índices Ergonômicos de Dimensionamento e Avaliação da Habitação. Faculdade de arquitetura e urbanismo da Universidade de São Paulo. FAUUSP : São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.academia.edu/7227080/2014_Recomendações_Índices_Ergonômicos_de_Dimensionamento_e_Avaliação_da_Habitação. Acesso em: 27/09/19.

COELHO, António Baptista; PEDRO, João Branco. Do bairro e da vizinhança à habitação: tipologias e caracterização dos níveis físicos residenciais. Lisboa: Laboratório Nacional de Engenharia Civil, 1998. Informação técnica arquitetura ITA, 2.

FERREIRA, João Sette Whitaker (Coord.). Produzir casas ou construir cidades? Desafios para um novo Brasil Urbano. Parâmetros de qualidade para a implementação de projeto habitacionais e urbanos. 1a. Ed. São Paulo: FUPAM, 2012.

GRIZ, Cristina; GUEDES, V. A.; MENDES, L. ; AMORIM, L. Reformar ou não reformar? Análise da influência da forma na customização de projetos de apartamentos. In: Anais do XIX Congresso da Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital 2015. São Paulo: Blucher, 2015, p. 677-685.

IMAI, C. A participação de usuários nos processos avaliativos: metodologias e resultados. In: VILLA, S. B. e ORNSTEIN, S. W. (Orgs.). Qualidade ambiental na habitação – avaliação pós-ocupação. São Paulo: Oficina dos textos, 2013.

MACEDO, Priscila Ferreira de; ATAÍDE, Ruth Maria da Costa; SILVA, Heitor de Andrade. Métodos de avaliação de projetos habitacionais: proposta metodológica de avaliação de plantas no contexto contemporâneo brasileiro. In: Revista Projetar. Projeto e Percepção do Ambiente, Natal, v.3, n.2, pp.36-50, ago. 2018.

MINDLIN, Henrique. Analyse racional do projecto. Methodo Klein. In: Acropole, ano 1, nº3, julho 1938, pp.38-46.

PALERMO, Carolina et all. Habitação social: uma visão projetual. In: IV Colóquio de Pesquisas em Habitação, 2007, Belo Horizonte. Anais do IV Colóquio de Pesquisas em Habitação, Belo Horizonte, ago. 2007.

PEDRO, João António C. B. de O. Definição e avaliação da qualidade arquitetônica habitacional. 2000. Tese (Doutorado em Arquitetura). Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Lisboa, mar. 2000.

ROMÉRO, M. A. e ORNSTEIN, S. W. (eds.). Avaliação pós-ocupação: métodos e técnicas aplicados à habitação social. (Coleção HABITARE/FINEP). Porto Alegre: ANTAC, 2003.

VALENÇA, Márcio Moraes. Habitação: notas sobre a natureza de uma mercadoria peculiar. In: Cadernos metrópole, 1º sem., nº9, 2003, pp.165-171.

VILLA, Simone B; SARAMAGO, Rita de Cássia P.; ARAÚJO, Débora Cristina. Avaliação pós-ocupação no ensino de projeto de arquitetura: uma experiência didático-pedagógica na disciplina “Atelier de Projeto Integrado V”. In: Gestão e Tecnologia de Projetos, São Carlos, v.13, n.1, p.7-20, 2018.

VILLA, Simone B; SARAMAGO, Rita de Cássia P.; GARCIA, Lucianne C. Desenvolvimento de metodologia de avaliação pós-ocupação do Programa Minha Casa Minha Vida: aspectos funcionais, comportamentais e ambientais. In: Texto para discussão, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, out, 2016.

VILLA, Simone B; SILVA, Laíta A.; SILVA, Diogo Alexandre N. Como moram essas pessoas? A pesquisa de APO funcional e comportamental em HIS: o caso do projeto MORA. In: XIII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente construído, 2010, Canela-RS. Anais XIII do Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente construído. Canela, out. 2010.

Downloads

Publicado

12-12-2019

Como Citar

BONATES, M.; LOPES, B.; PEREIRA, I. CONHECENDO MODOS DE MORAR PARA PROJETAR HIS:: UMA EXPERIÊNCIA DE ATELIER. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 22–36, 2019. DOI: 10.21680/2448-296X.2019v4n3ID18984. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18984. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ENSINO