[R]ELICÁRIO DE POSSIBILIDADES

PROPOSTA DE REUSO PARA O HOTEL REIS MAGOS

Autores

  • Raissa M Oliveira Universidade Potiguar
  • Mônica Alves UnP
  • Cândida Natilly Farias UnP
  • Deborah Ramos UnP;UFRN
  • Renata Freire Costa UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2020v5n1ID19705

Palavras-chave:

Projeto de Arquitetura, Processo de Projeto, Revitalização Urbana

Resumo

Este artigo propõe uma discussão sobre a preservação do patrimônio modernista em Natal/RN por intermédio de uma proposta de intervenção projetual para o Hotel Internacional Reis Magos (HIRM), submetida a um concurso de ideias para a preservação da memória do referido hotel, levantando e ampliando a discussão sobre a preservação e conservação deste icônico prédio da arquitetura natalense por meio de um arcabouço de possibilidades desenvolvido pelos grupos. Diante disso, será relatado o processo de projeto da proposta a ser apresentada, a partir dos seguintes passos: Definição da equipe; Definição dos usos; reflexão qualitativa dos depoimentos dos usuários;  Análise e reflexão crítica dos documentos; Consulta à legislação vigente; Estudos dos condicionantes; Resgate histórico por meio de uma linha do tempo; Identificação de conflitos e potencialidades; Construção do painel conceito; Desenvolvimento da proposta. O processo resultou num compêndio de ideias que visa a preservação e conservação do HIRM, bem como de seu entorno imediato, norteado pelos princípios da conservação integrada. Valorizou-se a formação de uma equipe versátil, fortalecida pela multidisciplinaridade – arquitetas, pós-graduandas, docentes e discentes – e pela verticalidade do atelier de projeto – onde se tem diferentes níveis de formação atuando no mesmo atelier. Assim, tem-se como produto final uma proposta de reuso atribuindo um uso misto ao edifício, fruto das discussões entre os membros da equipe, bem como das características do entorno imediato, mediante a reflexão sobre as necessidades da área e da melhor forma de aproveitamento da estrutura atual do edifício, sem a construção de anexos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARSALADE, Flávio de Lemos. A pedra e o tempo: a arquitetura como patrimônio cultural. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2014.

KUHL, Beatriz Mugayar. História e Ética na Conservação e na Restauração de Monumentos Históricos. Revista CPC, 2005, v. 1, n. 1. Disponível em http://www.usp.br/cpc/v1/imagem/conteudo_revista_arti_arquivo_pdf/kuhl_pdf.pdf Acesso em 05/12/2019.

LAPA, Tomás. ZANCHETI, Sílvio Mendes. In: Plano de Gestão da Conservação Urbana: Conceitos e Métodos. LACERDA, Norma. ZANCHETI, Sílvio Mendes. Olinda: Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada, 2012.

VIEIRA-DE-ARAÚJO, Natália Miranda. Integridade e Autenticidade: conceitos-chave para a reflexão sobre intervenções contemporâneas em áreas históricas. In: ARQUIMEMÓRIA 3- Encontro Nacional de Arquitetos sobre Preservação do Patrimônio Edificado, 2008, Salvador. Anais do ARQUIMEMÓRIA 3- Encontro Nacional de Arquitetos sobre Preservação do Patrimônio Edificado, 2008.

Downloads

Publicado

23-01-2020

Como Citar

OLIVEIRA, R. M.; ALVES, M.; FARIAS, C. N.; RAMOS, D.; FREIRE COSTA, R. . [R]ELICÁRIO DE POSSIBILIDADES: PROPOSTA DE REUSO PARA O HOTEL REIS MAGOS. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 124–129, 2020. DOI: 10.21680/2448-296X.2020v5n1ID19705. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/19705. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

PRÁXIS