[R]ELICÁRIO DE POSSIBILIDADES
PROPOSTA DE REUSO PARA O HOTEL REIS MAGOS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2020v5n1ID19705Palavras-chave:
Projeto de Arquitetura, Processo de Projeto, Revitalização UrbanaResumo
Este artigo propõe uma discussão sobre a preservação do patrimônio modernista em Natal/RN por intermédio de uma proposta de intervenção projetual para o Hotel Internacional Reis Magos (HIRM), submetida a um concurso de ideias para a preservação da memória do referido hotel, levantando e ampliando a discussão sobre a preservação e conservação deste icônico prédio da arquitetura natalense por meio de um arcabouço de possibilidades desenvolvido pelos grupos. Diante disso, será relatado o processo de projeto da proposta a ser apresentada, a partir dos seguintes passos: Definição da equipe; Definição dos usos; reflexão qualitativa dos depoimentos dos usuários; Análise e reflexão crítica dos documentos; Consulta à legislação vigente; Estudos dos condicionantes; Resgate histórico por meio de uma linha do tempo; Identificação de conflitos e potencialidades; Construção do painel conceito; Desenvolvimento da proposta. O processo resultou num compêndio de ideias que visa a preservação e conservação do HIRM, bem como de seu entorno imediato, norteado pelos princípios da conservação integrada. Valorizou-se a formação de uma equipe versátil, fortalecida pela multidisciplinaridade – arquitetas, pós-graduandas, docentes e discentes – e pela verticalidade do atelier de projeto – onde se tem diferentes níveis de formação atuando no mesmo atelier. Assim, tem-se como produto final uma proposta de reuso atribuindo um uso misto ao edifício, fruto das discussões entre os membros da equipe, bem como das características do entorno imediato, mediante a reflexão sobre as necessidades da área e da melhor forma de aproveitamento da estrutura atual do edifício, sem a construção de anexos.
Downloads
Referências
CARSALADE, Flávio de Lemos. A pedra e o tempo: a arquitetura como patrimônio cultural. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2014.
KUHL, Beatriz Mugayar. História e Ética na Conservação e na Restauração de Monumentos Históricos. Revista CPC, 2005, v. 1, n. 1. Disponível em http://www.usp.br/cpc/v1/imagem/conteudo_revista_arti_arquivo_pdf/kuhl_pdf.pdf Acesso em 05/12/2019.
LAPA, Tomás. ZANCHETI, Sílvio Mendes. In: Plano de Gestão da Conservação Urbana: Conceitos e Métodos. LACERDA, Norma. ZANCHETI, Sílvio Mendes. Olinda: Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada, 2012.
VIEIRA-DE-ARAÚJO, Natália Miranda. Integridade e Autenticidade: conceitos-chave para a reflexão sobre intervenções contemporâneas em áreas históricas. In: ARQUIMEMÓRIA 3- Encontro Nacional de Arquitetos sobre Preservação do Patrimônio Edificado, 2008, Salvador. Anais do ARQUIMEMÓRIA 3- Encontro Nacional de Arquitetos sobre Preservação do Patrimônio Edificado, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.