PROCESSOS PROJETUAIS NO DESIGN E NA ARQUITETURA
ESTUDO EM CAMPINA GRANDE – PB
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2020v5n3ID19879Palavras-chave:
Processos projetuais no Design, Processos projetuais na Arquitetura, Campina GrandeResumo
Designers e arquitetos são profissionais que enfrentam diariamente a inquietude da constante busca pelas soluções projetuais. Apesar de suas semelhanças teóricas e técnicas existem nuances que diferenciam esses profissionais para desenvolvimento de um projeto. Diante desse contexto, a pesquisa buscou identificar as especificidades dos processos projetuais dos designers e arquitetos que atuam na cidade de Campina Grande – PB, traçando um panorama geral dos métodos mais difundidos de projeto de Design e de Arquitetura por profissionais brasileiros, além de descrever e entender as práticas projetuais encontradas, conhecer os processos projetuais dos designers e dos arquitetos a fim de perceber as diferenças e similaridades entre ambos os projetistas e identificar as variáveis do processo que se destacam como potencialidades no desenvolvimento de projetos. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com dois escritórios na referida cidade, selecionado mediante adequação aos critérios propostos no estudo. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: ficha de caracterização, questionário e roteiro de entrevista. A análise dos dados foi baseada nos métodos “análise do conteúdo”, “observação em pesquisas qualitativas” e “o discurso oral culto”. Ao final do estudo constatou-se que embora o ato de projetar seja o cerne das referidas profissões, o modo como é conduzido até o resultado final varia tanto entre as profissões, quanto entre os profissionais da mesma classe. Contudo, também é possível identificar aproximações
Downloads
Referências
AFONSO, Alcilia. A adoção de uma metodologia de ensino para projetos arquitetônicos. Arquitetura Revista, São Leopoldo, v. 9, n. 2, p.125-134, 3 dez. 2013. UNISINOS - Universidade do Vale do Rio Dos Sinos. Disponível em: <https://goo.gl/CHFRWp>. Acesso em: 20 nov. 2016.
ALMEIDA, Júnia da Silva Lima. Projeto: Objeto de Estudo para as Escolas em Busca de Melhoria de Qualidade na Formação do Ser. Formação@docente, [s.l.], v. 1, n. 1, p.28-44, 31 dez. 2009. Instituto Metodista Izabela Hendrix. Disponível em: < https://goo.gl/2FYOZa >. Acesso em: 20 nov. 2016.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2009. 228 p.
BEZERRA, Marcelo de Mattos. Interações no Ensino e na Prática do Design e da Arquitetura. 2004. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Design, Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
BÜRDEK, Bernhard E.. História, Teoria e Prática do Design de Produtos. 2. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2010. 500 p. Tradução de: Freddy Van Camp.
CORRÊA, Glaucinei Rodrigues. Aprendizagem cotidiana em escritórios de Arquitetura. 2014. 195 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbnismo, Universidade Federal de Minas Gerias, Belo Horizonte, 2014.
DENIS, Rafael Cardoso. Uma introdução à história do design. 3. Ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2008. 276 p.
IMAI, César. O processo projetual e a percepção dos usuários: o uso de modelos tridimensionais físicos na elaboração de projetos de habitação social. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p.105-118, jun. 2009. Disponível em: <https://goo.gl/ZcB2kY>. Acesso em: 11 nov. 2016.
KOWALTOWSKI, Doris. C. C. K. et al. (Org.). O processo projetual em arquitetura: da teoria à tecnologia. 1. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 504 p.
KOWALTOWSKI, Doris C.c.k.; BIANCHI, Giovana; PETRECHE, João R.d.. A criatividade no processo de projeto. In: KOWALTOWSKI, Doris C.c.k. et al (Org.). O processo projetual em arquitetura: da teoria à tecnologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. Cap. 1. p. 21-54.
LAWSON, Bryan. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 296 p. Tradução de: Maria Beatriz Medina.
MARCUSCHI, LA. Análise da Conversação. São Paulo: Ática; 1986.
MATTÉ, Volnei Antônio. O conhecimento da prática projetual dos designers gráficos como base para o desenvolvimento de materiais didáticos impressos. 2009. 304 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. Disponível em: <https://goo.gl/8rSgWL>. Acesso em: 27 jan. 2017.
PETRI, Dino et al (Org.). O discurso oral culto. 2. ed. São Paulo: Humanitas Publicações - Fflch / Usp, 1999. 224 p. (Projetos Paralelos, V.2).
STEEN, Marc et al. Benefits of co-design in servisse design projects. International Journal of Design, 5(2), 53-60, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.